Tempo
|
A+ / A-

Dia da Rússia. Líder da Coreia do Norte expressa “total apoio” a Putin

12 jun, 2022 - 10:20 • Lusa

Sem nunca mencionar a Ucrânia, mensagem de Kim Jong-Un diz que Presidente russo "conseguiu ousadamente ultrapassar todo o tipo de desafios e dificuldades" na busca “da justa causa da defesa da dignidade, da segurança e do direito ao desenvolvimento".

A+ / A-

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, manifestou neste domingo "total apoio" ao Presidente Vladimir Putin por ocasião do Dia da Rússia, informa a agência de notícias oficial da Coreia do Norte KCNA.

Kim Jong-un enviou uma mensagem de felicitações a Putin e ao povo da Rússia no dia em que se celebra a independência do país, apontou a KCNA.

Sob a liderança de Putin, disse Kim, a Rússia "conseguiu ousadamente ultrapassar todo o tipo de desafios e dificuldades" enfrentados "na realização da justa causa da defesa da dignidade, da segurança e do direito ao desenvolvimento".

Sem nunca mencionar a guerra na Ucrânia, o líder norte-coreano reafirmou "a amizade entre os dois países", que "tem sido transmitida através de uma longa história", revelando ainda vontade de "expandir e desenvolver" essa relação "de acordo com as exigências da nova era e as aspirações dos dois povos".

Kim observou que a amizade e cooperação entre Moscovo e Pyongyang "entrou numa nova fase" desde a primeira cimeira entre os dois líderes, em 2019.

Pyongyang espera que "a cooperação estratégica e tática entre os dois países se torne mais estreita", completou.

Kim Jong-un e Vladimir Putin reuniram-se em Vladivostok, na Rússia, em abril de 2019, dois meses depois da realização da segunda cimeira entre o líder norte-coreano e o antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Hanói, no

Vietname, para abordar a desnuclearização da península coreana.

As negociações entre Washington e Pyongyang fracassaram e o diálogo entre os dois países permanece paralisado desde esse encontro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+