Tempo
|
A+ / A-

Procurador pede prisão perpétua para terroristas de Paris

10 jun, 2022 - 21:19 • Redação

Os ataques da noite de sexta-feira 13 de novembro de 2015 provocaram 130 mortos e 490 feridos. Os alvos foram a sala de espetáculos Bataclan, as imediações do Stade de France e uma zona de bares e restaurantes.

A+ / A-

O Ministério Público francês pede prisão perpétua para 12 suspeitos de envolvimento nos ataques terroristas de novembro de 2015, em Paris.

O principal arguido, Salah Abdeslam, pode passar o resto da vida na cadeia, sem possibilidade de liberdade condicional, a pena mais pesada e raramente aplicada pela justiça francesa.

Salah Abdeslam, de 32 anos, é o único sobrevivente de uma célula terrorista de dez homens que atacaram vários alvos em Paris, como a sala de espetáculos Bataclan durante um concerto da banda Eagles of Death Metal, as imediações do Stade de France e uma zona de bares e restaurantes.

O cidadão francês nascido na Bélgica é considerado um ator principal da vasta operação de regresso de jihadistas à Europa, a partir da Síria, através de rotas usadas por migrantes.

Vídeo mostra pessoas desesperadas a fugir do Bataclan
Vídeo mostra pessoas desesperadas a fugir do Bataclan

Terá acompanhado três bombistas que se fizeram explodir no Stade de France. O plano passava depois por Salah Abdeslam realizar ele próprio um ataque suicida no norte de Paris.

O arguido disse em tribunal que desistiu da missão de explodir uma bomba num no norte de Paris, mas os procuradores alegam que o cinto de explosivos simplesmente não funcionou.

O Ministério Público considera que a sua alegação de que foi recrutado por uma célula jihadista apenas alguns dias antes dos ataques era “estranha” e “ilógica”.

Os ataques da noite de sexta-feira 13 de novembro de 2015 provocaram 130 mortos e 490 feridos.

Além de Salah Abdeslam, os procuradores pedem a prisão perpétua para outros 11 suspeitos de participação do planeamento e logística dos atentados reivindicados pelo grupo terrorista Estado Islâmico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+