Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jubileu de Platina. Isabel II diz que continua “determinada a servir” os britânicos

05 jun, 2022 - 21:30 • Lusa

A rainha Isabel II afirmou hoje que continua "determinada a servir" os britânicos, numa mensagem de agradecimento no último dia dos festejos dos seus 70 anos de reinado

A+ / A-
Foto: Frank Augstein/Reuters
Foto: Frank Augstein/Reuters
Celebrações do Jubileu da Rainha Elizabeth. Foto: Neil Hall/EPA
Celebrações do Jubileu da Rainha Elizabeth. Foto: Neil Hall/EPA

"Estou profundamente sensibilizada por tantas pessoas terem saído às ruas para celebrar o meu jubileu de platina”, disse a monarca numa mensagem divulgada pelo Palácio de Buckingham e assinada pela própria Isabel II.

“Apesar de não ter participado em todos os eventos pessoalmente, o meu coração está com todos e continuo determinada a servi-los o melhor possível, apoiada pela minha família”, acrescentou.

A monarca afirmou ainda esperar que “este sentimento renovado de união” persista “por muitos anos”.

Milhares de pessoas deslocaram-se hoje até ao centro de Londres para ver o último dia das celebrações dos 70 anos de reinado de Isabel II.

No final de um desfile que envolveu mais de 10.000 pessoas, a monarca, de 96 anos, surgiu na varanda do Palácio de Buckingham, uma presença que se manteve incerta até ao último momento, tendo em conta que a rainha cancelou a presença em vários eventos neste fim de semana por questões de saúde.

Acompanhada pelos seus herdeiros, os príncipes Carlos e William e respetivas famílias, a rainha Isabel II permaneceu durante alguns breves minutos na varanda, sorridente e segurando uma bengala, acenando à multidão.

Apesar de não ter a intenção de abdicar, fiel a uma promessa que fez em 1947, antes de subir ao trono, de dedicar toda a sua vida a servir, Isabel II faz-se representar cada vez mais nos últimos tempos pelo herdeiro do trono, o príncipe Carlos, de 73 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+