Tempo
|
A+ / A-

Ohio aprova legislação que permite armar professores após formação de 24 horas

04 jun, 2022 - 17:24 • Lusa

O Congresso do estado norte-americano do Ohio aprovou legislação que autoriza os professores a transportar armas de fogo após um treino que duraria um máximo de 24 horas, sem especificar o período mínimo de formação

A+ / A-

Sob o controlo do Partido Republicano, o congresso do Ohio definiu que o programa é opcional, pelo que caberá a cada escola decidir se optará por participar, de acordo com a filial de Cleveland da estação televisiva ABC.

Pelo menos quatro das 24 horas de treino serão “baseadas em cenários” ou exercícios de treino simulados, sem especificar se o armamento real pode ser utilizado neste “treino táctico de armas de fogo”. Os utilizadores destas armas serão submetidos a uma verificação anual dos seus antecedentes.

A lei também inclui uma revisão anual da formação num máximo de oito horas e a criação do Centro de Segurança Escolar e de Crise do Ohio para desenvolver o currículo de formação.

Até agora, um professor tinha de se tornar um agente de paz com mais de 700 horas de treino para poder andar armado. Um agente da polícia recebe 60 horas de formação em armas de fogo, das quais 46 são em campo de tiro.

O projecto de lei foi aprovado com 54 votos republicanos a favor, registando-se 33 votos contra, repartidos entre 31 democratas e dois republicanos, não tendo votado 12 membros do congresso estadual.

Grupos como as Mães pela Responsabilidade, as Mães Exigem Ação, a Associação de Educação de Ohio e a Ordem Fraterna de Polícia de Ohio advertiram que esta nova lei tornará as escolas muito menos seguras.

Para a Associação de Armas de Fogo Buckeye será o oposto. “Aprendemos ao longo do tempo que quanto mais rápido se atingir um assassino ativo, mais vidas se salvam”, disse um porta-voz do grupo, Rob Sexton.

O debate sobre a posse de armas voltou a estar na ordem do dia nos Estados Unidos da América, depois do massacre no dia 24 de maio numa escola de Uvalde, no estado do Texas, em que um jovem de 18 anos adquiriu uma arma e matou 19 crianças e dois professores.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno
    05 jun, 2022 Aqui 04:00
    Inacreditável. Nem num país de terceiro mundo se veria tal coisa. A solução óbvia seria limitar o acesso às armas aos cidadãos, no entanto, optou-se por disponibilizar ainda mais armas, sobretudo em ambiente escolar, onde jamais qualquer arma devia entrar. A cultura de violência só traz mais violência.

Destaques V+