Tempo
|
A+ / A-

Zelenskiy diz que forças russas controlam 20% da Ucrânia

02 jun, 2022 - 14:12 • Lusa

Anúncio feito pelo Presidente ucraniano ao Parlamento do Luxemburgo, onde reiterou o seu apelo ao apoio internacional à defesa da Ucrânia.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, admitiu esta quinta-feira numa intervenção por vídeo no parlamento do Luxemburgo, que a Rússia controla cerca de 20% do território da Ucrânia, cerca de 125.000 quilómetros quadrados.

"Hoje, cerca de 20% do nosso território está sob o controlo dos ocupantes, quase 125.000 quilómetros quadrados. É muito mais do que a área de todos os países do Benelux juntos", disse Zelensky, referindo-se ao grupo formado por Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo.

Na mensagem distribuída pela Presidência ucraniana e citada pelas agências espanhola EFE e francesa AFP, Zelensky disse que, em comparação, as forças russas controlavam cerca de 43 mil quilómetros quadrados antes da invasão de 24 de fevereiro.

Zelenskiy referia-se à anexação russa da península da Crimeia, em 2014, quando também começou uma guerra separatista em Donetsk e Lugansk, no Donbass, com o apoio de Moscovo.

O líder ucraniano disse que desde 24 de fevereiro, as tropas russas entraram em 3.620 localidades ou aldeias no país, das quais 1.017 foram libertadas pelas forças ucranianas, que "deverão libertar" as restantes.

"Estamos a lutar contra praticamente todo o exército russo para nos defendermos. Todas as forças armadas russas estão a participar nos combates", disse Zelenskiy aos deputados luxemburgueses.

Zelenskiy reiterou o seu apelo ao apoio internacional à defesa da Ucrânia e referiu que, sem o fornecimento de armas pesadas, o país não é capaz de lidar com a ofensiva russa.

Os combates intensificaram-se nos últimos dias particularmente na região de Donetsk, tendo como alvo principal a cidade de Severodonetsk, segundo o governador local, Serhiy Haidai.

"Eles controlam parte da cidade, mas não toda", disse Haidai aos meios de comunicação ucranianos, segundo a EFE.

Haidai disse também que as tropas ucranianas repeliram ataques em Bobrove e Ustyniva, onde mais de 50 edifícios foram danificados.

"As nossas tropas estão a resistir ao inimigo, que continua a destruir as infraestruturas e a indústria", disse o governador.

Haidai acusou as forças russas de estarem a fazer o possível para garantir que não há qualquer hipótese de reconstrução.

"Não querem escolas, hospitais, fábricas e empregos aqui. Infelizmente, nem todos compreenderam isso", afirmou.

As informações sobre a guerra divulgadas pelas autoridades ucranianas e russas não podem ser de imediato confirmadas de forma independente.

A guerra entrou hoje no 99.º dia, sem que se saiba o número de baixas civis e militares, embora várias fontes, incluindo a ONU, admitam que será elevado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+