Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 200 mil crianças ucranianas levadas à força para a Rússia

02 jun, 2022 - 10:46 • Olímpia Mairos

O Presidente ucraniano acusa Moscovo de estar a seguir uma política criminosa consistente ao deportar o povo.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia disse que mais de 200 mil crianças foram levadas à força para a Rússia, incluindo de orfanatos, que acompanhavam os pais e outras foram separadas das suas famílias.

A revelação de Volodymyr Zelenskiy surge num discurso publicado em vídeo no Dia Mundial da Criança.

“Durante os 98 dias da invasão russa, 689 crianças ficaram feridas como resultado dos ataques dos ocupantes. E estes são apenas aqueles que conhecemos. Ainda não temos todas as informações do território que está ocupado atualmente. Mas pelo que se sabe hoje 446 crianças ficaram feridas, 243 crianças morreram e 139 estão desaparecidas”, declarou.


Neste discurso, o Presidente ucraniano disse mesmo o nome de dez crianças que foram mortas pelos ataques russos, realçando a dimensão da tragédia que se abateu sobre o país.

O Presidente ucraniano acusou também a Rússia de estar a seguir uma política criminosa consistente ao deportar o povo.

“Deporta à força adultos e crianças. Este é um dos crimes de guerra mais hediondos da Rússia. No total, mais de 200.000 crianças ucranianas foram deportadas até agora. São órfãos de orfanatos. Crianças com pais. Crianças separadas de suas famílias”, disse Zelenskiy.

De acordo com o Presidente ucraniano, “o objetivo desta política criminosa não é apenas roubar pessoas, mas fazer com que aqueles que são deportados esqueçam a Ucrânia e sejam incapazes de regressar”, defendendo que é preciso encontrar uma solução e garantir que “aqueles que mataram, torturaram ou deportaram ucranianos sejam responsabilizados”.

Zelenskiy sublinhou ainda que “a Ucrânia não pode ser conquistada, pois o nosso povo não se renderá e os nossos filhos não se tornarão propriedade dos ocupantes”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+