Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Enviado de Zelenskiy a Portugal promete fazer "todos os esforços" para integrar UE

01 jun, 2022 - 19:25 • Ana Carrilho , com Redação

O secretário do gabinete do presidente da Ucrânia pede que haja "coragem política" para acelerar o processo de adesão do país.

A+ / A-

O secretário do gabinete do Presidente da Ucrânia promete que o país fará "todos os esforços possíveis" para integrar a União Europeia.

Em visita a Portugal, para discutir com o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus a ajuda técnica que Portugal pode dar, Igor Zhovka considera que o país "merece" entrar na UE.

"Estamos prontos para vos fornecer todos os argumentos que provam que a Ucrânia merece fazer parte da família europeia, fazer parte da União Europeia", garantiu.

O processo de adesão à União Europeia é geralmente longo, complexo e burocrático, mas o representante do presidente Zelenskiy frisa que agora a situação é diferente - há uma guerra e apesar de ser preciso tempo, tudo depende, especialmente da "coragem política" dos lideres europeus.

"Às vezes é preciso adoptar decisões politicas fortes para ultrapassar a burocracia, para ultrapassar obstáculos artificiais. ", defende.

Já o secretário de Estado dos Assuntos Euroepus, Tiago Antunes, considera que este processo "tem vindo a correr de forma bastante acelerada".

Agora, falta o parecer do Conselho Europeu, que deverá reunir este mês, para "permitir avaliar os próximos passos a dar", indica.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+