Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Avanço do exército russo em Lugansk obriga tropas ucranianas a retirar

01 jun, 2022 - 21:35 • Lusa

Presidente ucraniano admite concentrar esforços em conseguir "o fornecimento de armas pesadas e de artilharia moderna", alegando que são indispensáveis para "acelerar a vitória da Ucrânia".

A+ / A-

O avanço das tropas russas em Severodonetsk, na região de Lugansk, forçou parte das forças ucranianas a retirarem com queixas de chegada tardia e insuficiente de armas à frente de combates.

O Estado-Maior da Ucrânia afirmou, no seu relatório de guerra diário, que a Rússia teve "sucesso parcial" no ataque a Severodonetsk, onde "estabeleceu o controlo sobre a parte oriental da cidade".

O porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano, Oleksandr Motuzyanyk, disse que a Rússia empregou "todo o seu potencial para chegar à fronteira da região de Lugansk".

Perante a pressão militar, "uma parte das tropas ucranianas retirou-se para posições mais vantajosas e previamente preparadas, enquanto outra parte continua a lutar dentro da cidade", disse esta quarta-feira o governador da província, Sergui Gaidai.

Segundo Gaidai, a vizinha cidade de Lisichansk, que as tropas russas também querem cercar, está numa melhor posição estratégica, já que se encontra a uma altitude mais elevada.

"Estamos à espera das armas ocidentais e a preparar-nos para o desemprego!", lamentou o governador, numa crítica velada ao Ocidente.

"A tecnologia (armas) está a chegar, mas não nas quantidades que seriam desejáveis. E fornecer separadamente um ou dois mísseis para a frente de combate não faz sentido", explicou Gaidai, queixando-se da falta de armas pesadas.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyi, já tinha dito que o seu Governo vai centrar-se em conseguir "o fornecimento de armas pesadas e de artilharia moderna", alegando que são indispensáveis para "acelerar a vitória da Ucrânia".

Zelenskyi disse que, todos os dias, morrem entre 60 e 100 soldados e mais 500 pessoas ficam feridas, pelo que é urgente a chegada de mais armamento.

Esta quarta-feira, o Presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou que Washington enviará sistemas de mísseis mais avançados para a Ucrânia, para lançar ataques com maior precisão e alcance.

O novo carregamento de armas, que vinha a ser pedido por Zelenskyi desde o início da guerra, incluirá os chamados "Sistemas de 'Rockets' de Artilharia de Alta Mobilidade" (HIMARS), que permitirão ataques contra alvos localizados a uma distância de até a 80 quilómetros.

Contudo, Washington pediu a Kiev garantias de que este equipamento não será usado contra o território russo, o que, segundo o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, Kiev já assegurou.

A Rússia, no entanto, não acredita nas alegações dos EUA e de Zelenskyi de que o HIMARS não será usado contra o seu território.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, alertou para o risco de outros países se envolverem no conflito na Ucrânia devido ao fornecimento de lançadores de mísseis.

"É uma provocação direta destinada a envolver o Ocidente na ação militar", disse Lavrov, enquanto o seu vice, Serguei Riabkov, avisou os EUA sobre o aumento do risco de um confronto direto.

"Esses fornecimentos não geram na liderança ucraniana o desejo de retomar as negociações de paz. Acreditamos que os EUA estão a deitar achas para a fogueira. Com determinação e diligência, seguem a linha de combater a Rússia", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Esta quarta-feira, também, Zelenskyi admitiu que a situação no Donbass está "muito difícil", embora tenha afirmado que as forças ucranianas tiveram alguns sucessos militares na região de Zaporijia.

Também Gennady Laguta, governador da região de Kherson, garantiu esta quarta-feira que os soldados ucranianos libertaram mais de 20 cidades na região de Dnipro, perto de Zaporijia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    01 jun, 2022 Lisboa 21:47
    Retirada estratégica para não acontecer o que aconteceu em Mariupol. Mas o exército Ucraniano continua em posição e é cedo para os Russos contabilizarem a batalha como ganha. E quando chegar à linha da frente, o armamento pesado ocidental, principalmente os tais lançadores múltiplos de misseis modernos - não as sobras da era Soviética - então será a vez dos Russos de ficarem atapetados de bombas e mísseis. Uma coisa que queria saber é quem é esse maluco Russo que anda para aí a falar num ataque preventivo aos EUA com hipersónicos, que "os americanos protestariam, fariam gritaria por 3 dias e depois acalmavam"... Nem os americanos são de "comer e calar" nem esse tipo parece perceber que isso era uma guerra com a NATO. Ora, a Rússia não consegue vencer a Ucrânia, 10 vezes inferior em efetivos e muitas mais em material, e acha que vai ter êxito a enfrentar ao mesmo tempo, a Ucrânia e a NATO? Sempre pensei que sendo o país da Vodca, os russos aguentavam bem a bebida. Esse tipo deve ser a exceção ...

Destaques V+