Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelenskiy acusa a Rússia de bloquear 22 milhões de toneladas de cereais

31 mai, 2022 - 04:36 • Redação com Agências

O Presidente ucraniano diz que o bloqueio russo ameaça a crise alimentar mundial. Quanto à ofensiva militar de Moscovo reconhece que a situação está “extremamente difícil no Donbass”.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, diz que o seu país tem armazenadas toneladas de cereais que não pode escoar por via marítima devido ao bloqueio imposto pela invasão russa.

“Como a Rússia bloqueou os nossos portos no Mar Negro e capturou a nossa parte da costa no mar de Azov, não podemos exportar 22 milhões de toneladas de cereais que já estão nos armazéns do nosso país. Este é o volume que devia ficar disponível no mercado externo. O bloqueio da Rússia às nossas exportações veio desestabilizar a situação à escala global", disse o líder ucraniano.

Zelenskiy afirmou também que, por esse motivo, "o preço dos alimentos está a aumentar em vários países e a ameaça da fome começa a surgir em África, na Ásia e em determinados países da Europa”.

Exército ucraniano sob pressão no Donbass

Na mesma mensagem, Volodymyr Zelenskiy também reconhece que está muito difícil o combate com as tropas russas no Donbass, zona leste da Ucrânia.

"No geral, a situação no Donbass permanece extremamente difícil. O exército russo está a tentar reunir uma força superior para pressionar cada vez mais os nossos defensores. É no Donbass que está concentrado o máximo de poder de combate do exército russo. Severodonetsk, Lysychansk, Bakhmut, Avdiivka, Kurakhove, Slovyansk e outras localidades continuam a ser os principais alvos dos ocupantes, neste eixo”, refere.

Por seu lado, o Ministério da Defesa da Rússia emitiu um comunicado onde refere que especialistas russos em desminagem “limparam uma área de cerca de 120 hectares nas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk”, durante esta segunda-feira.

O Ministério da Defesa da Rússia afirma ter desativado já 12.685 engenhos explosivos, naquela região ucraniana do Donbass, que estavam localizados em edifícios, pontes e estradas.

Na sua recente mensagem em vídeo, o Presidente ucraniano garante também que o seu exército não desiste de defender o território da Ucrânia e assegura que “se aproxima a altura em que a Rússia terá de depor as armas, contar os mortos e passar à diplomacia”.

A ofensiva militar lançada na madrugada de 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas -- mais de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,8 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU,

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    31 mai, 2022 Seixal 16:26
    22 milhões de toneladas de cereais???? Então a Rússia 1º exportador mundial de cereais tem quantos milhões de toneladas armazenados, que não pode vender devido às sansões impostas pelo ocidente.
  • Cidadao
    31 mai, 2022 Lisboa 09:55
    A falta duma Marinha de guerra que rompesse o bloqueio russo vê-se aqui. A Ucrânia não a tem para usar, e os EUA e o Ocidente, têm-na, mas não a usam. Estão cheios de "medinho de uma escalada", seja lá o que isso for. E entretanto Putin vai gozando. Depender dos outros para a nossa Defesa, tem destas coisas
  • Cidadao
    31 mai, 2022 Lisboa 09:48
    Avancem é com a entrega imediata de armas pesadas e lançadores de misseis múltiplos, de longo alcance. É esse material que vai deter o avanço russo no Donbass. Porque é que pensam que o Kremlin ordenou um avanço maciço e sem quartel? Porque sabe que com a chegada desse material as coisas vão ser mais difíceis, senão impossíveis, para os russos. Logo, estão à espera de quê? De que esteja tudo perdido e mais uns milhares de mortos? Biden tira os dedos do ... e manda esse material para a Ucrânia, e digo o mesmo aos países ocidentais que podem fazê-lo. Armas, armas, armas para a Ucrânia. Já!

Destaques V+