Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ocidente deve assegurar que Putin perde a guerra, diz ministra britânica

26 mai, 2022 - 18:32 • Lusa

Declarações de Liz Truss, esta quinta-feira, em Sarajevo, na Bósnia, onde defendeu a necessidade de continuar a fornecer armamento à Ucrãnia, em nome da defesa da sua soberania.

A+ / A-

Os países ocidentais devem garantir que o Presidente russo, Vladimir Putin, perde a guerra na Ucrânia, continuando a apoiar Kiev sem hesitações, defendeu esta quinta-feira a ministra dos Negócios Estrangeiros britânica.

"Não pode ser oferecido nenhum acordo ou apaziguamento a Putin", afirmou Liz Truss em Sarajevo, onde se encontrou com o seu homólogo bósnio, Bisera Turkovic.

"É preciso continuar a mergulhar a fundo nos nossos recursos" e "continuar a fornecer à Ucrânia as armas de que necessita para vencer e recuperar a sua integridade territorial e soberania", acrescentou, durante uma conferência de imprensa conjunta.

A Rússia, que lançou uma ofensiva militar contra a Ucrânia no final de fevereiro, está a avançar no leste do país enquanto a Ucrânia, preocupada com o risco de invasão, tem exigido mais armas pesadas para igualar o poder de fogo russo.

"Devemos garantir que Putin perde na Ucrânia e que a Ucrânia ganha (...), que a agressão russa nunca mais possa ameaçar a paz na Europa", considerou Truss.

A ministra britânica lembrou ainda o conflito intercomunitário na Bósnia, que matou 100 mil pessoas na década de 1990, referindo que o país mostra "hoje sinais da ingerência de Moscovo e que corre o risco de voltar a mergulhar novamente nesses anos sombrios".

A Bósnia está dividida, desde o conflito, por desentendimentos étnicos, entre uma federação croata-muçulmana e uma entidade sérvia, a Republika Srpska, cuja grande maioria dos habitantes se sente muito próxima do "irmão mais velho" russo.

Nos últimos meses, o líder político dos sérvios-bósnios, Milorad Dodik, que não esconde a sua proximidade em relação a Vladimir Putin, multiplicou as ameaças secessionistas.

Acusado de "ameaçar a estabilidade" dos Balcãs, Milorad Dodik foi sancionado por Washington e Londres.

"A crise na Ucrânia pode estar a ser projetada para se espalhar por esta parte da Europa", disse, por sua vez, Turkovic, avisando que o Ocidente devia apoiar a candidatura de Sarajevo à União Europeia (UE) e à NATO.

Conceder à Bósnia o estatuto de candidato à UE "seria uma boa mensagem para aqueles que são teleguiados por Moscovo", referiu o ministro bósnio.

Truss anunciou também que Londres quer mobilizar, até 2025, cerca de 93 milhões de euros de investimento para os Balcãs ocidentais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    27 mai, 2022 Eu 08:25
    Então enviem todo o armamento que a Ucrânia - que está a lutar por ela, e por nós - pede, e parem, de uma vez por todas de comprar gás, petróleo e carvão à Russia.
  • Cidadao
    26 mai, 2022 Lisboa 19:26
    Para isso, é deixarem de perguntar "os americanos não vos deram já essas armas?" e enviarem tudo o que a Ucrânia pedir. E sabem porquê? Porque mais que uma luta pela sobrevivência, a Ucrânia está a lutar, para que o Ocidente não tenha de o fazer. O mínimo que se pode fazer, já que não tencionam intervir diretamente, é dar-lhes tudo o que eles pedem. E rápido, que esse material é preciso é agora.

Destaques V+