Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia. Decisão sobre batalhão Azov adiada para 29 de junho

26 mai, 2022 - 12:42 • Olímpia Mairos com agências

Moscovo quer que o batalhão, integrado no Exército da Ucrânia, seja declarado organização terrorista. Na Ucrânia, dois soldados russos declaram-se culpados por crimes de guerra.

A+ / A-

Foi adiada para daqui a mais de um mês, a 29 de junho, a decisão do Supremo Tribunal da Rússia sobre se o batalhão Azov é ou não uma organização terrorista. A informação está a ser avançada pela agência de notícias russa RIA que não adianta, contudo, os motivos para o adiamento.

Moscovo classifica o batalhão integrado no Exército da Ucrânia um grupo nazi.

Caso a força especial seja considerada terrorista, os militares ucranianos podem enfrentar penas de prisão de 10 a 20 anos, indica a Agência RIA, havendo uma distinção entre aqueles que são considerados cúmplices (com uma pena dos 10 aos 15 anos) e aqueles que fazem mesmo parte do grupo paramilitar (dos 15 aos 20 anos de prisão).

O batalhão Azov, criado em 2014 no porto de Mariupol (Mar de Azov), é formado por ultranacionalistas e está totalmente integrado no Exército ucraniano desde o final desse ano.

Dois soldados russos confessam crimes de guerra

Dois soldados russos declararam-se esta quinta-feira culpados de crimes de guerra no Leste da Ucrânia.

No segundo julgamento por crimes de guerra, desde a invasão russa, os dois soldados mostraram-se arrependidos, afirmando que cumpriam ordens.

De acordo com o “The Guardian”, Alexander Bobikin e Alexander Ivanov reconheceram fazer parte de uma unidade de artilharia que disparou contra alvos na região de Kharkiv a partir da região de Belgorod, na Rússia.

Os bombardeamentos destruíram uma escola na cidade de Derhachi. O veredito final só será conhecido no dia 31 de maio.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+