Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sérvia tenta novo acordo com Putin para assegurar gás russo

22 mai, 2022 - 08:57 • Lusa

A Sérvia votou a favor da suspensão da Rússia do Conselho dos Direitos Humanos da ONU por causa da invasão da Ucrânia.

A+ / A-

O Presidente da Sérvia afirma que Belgrado vai evitar alinhar-se com as sanções ocidentais contra a Rússia enquanto puder e falará com o homólogo russo para assinar um novo acordo de fornecimento de gás.

"O nosso dever é lutar pelo nosso país, mantermo-nos fiéis às decisões escritas pelo Conselho de Segurança Nacional, tanto quanto pudermos e enquanto pudermos", disse Aleksandar Vucic, no sábado.

Vucic disse esperar discutir o fornecimento de gás com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, na próxima semana.

A Sérvia votou no mês passado a favor da suspensão da Rússia do Conselho dos Direitos Humanos da ONU por causa da invasão da Ucrânia. Em troca, a UE isentou a Sérvia das suas sanções sobre importações de petróleo e gás da Rússia.

A este respeito, Vucic assegurou que a economia da Sérvia está totalmente dependente do gás russo, e Belgrado espera negociar "um bom preço" durante as próximas conversações com Moscovo.

O atual acordo de gás entre a Rússia e a Sérvia expira a 31 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+