Tempo
|
A+ / A-

Rússia alerta para "teatro de operações militares" no Ártico

22 mai, 2022 - 11:39 • Lusa

Russos advertem que a adesão da Suécia e da Finlândia à NATO "dificilmente ajudará à prossecução" da paz.

A+ / A-

A Rússia advertiu, este domingo, que a região do Ártico está a converter-se num "teatro internacional de ações militares", tendência que classificou como "muito alarmante".

"Vemos como aumenta a atividade militar internacional nas altas latitudes. Há una internalização da atividade militar", disse o embaixador russo de missões especiais, Nikolai Korchunov, em declarações à agência oficial russa RIA Novosti.

O diplomata, que preside ao comité de altos cargos do Conselho do Ártico, acrescentou que a "conversão da região ártica" num teatro internacional de ações militares é "muito alarmante".

"Isto não pode deixar de nos preocupar", sublinhou, ao comentar os pedidos da Suécia e da Finlândia para ingressarem na NATO, apresentados na quarta-feira, com o argumento de que é necessário fortalecer a segurança, devido à "operação militar especial" que a Rússia desenvolve na Ucrânia desde 24 de fevereiro.

Korchunov defendeu que a política internacional da Suécia e da Finlândia de não alinhamento com alianças militares representou durante muito tempo "uma base sólida para a preservação da paz e da estabilidade nas altas latitudes".

A adesão destes países à NATO "dificilmente ajudará à prossecução desse objetivo", argumentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 mai, 2022 Lisboa 11:06
    A existência da Rússia de Putin, é que dificilmente ajudará à prossecução da paz. A Suécia e a Finlândia ou mesmo a Ucrânia, invadiram algum País? Neste momento o único invasor é a Rússia e se alguém está a por em perigo a Paz, esse alguém é a Rússia. O resto é conversa para boi dormir.

Destaques V+