Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhista Anthony Albanese venceu eleições legislativas australianas

21 mai, 2022 - 17:05 • Lusa

O conservador Scott Morrison já tinha reconhecido a derrota, declarando que "é importante que o país tenha certezas e siga em frente", referindo-se ao encontro quadrilateral que decorre na terça-feira no Japão, onde a Austrália teria que enviar o primeiro-ministro.

A+ / A-

O trabalhista Anthony Albanese proclamou vitória nas eleições legislativas da Austrália, considerando que os eleitores votaram pela mudança face a nove anos de governo dos conservadores.

"O povo australiano votou pela mudança", congratulou-se Albanese no discurso de vitória, este sábado, prometendo transformar a Austrália numa "superpotência" das energias renováveis e anunciando que participará como primeiro-ministro eleito no Diálogo de Segurança Quadrilateral, que junta Austrália, Japão, Índia e Estados Unidos.

O conservador Scott Morrison já tinha reconhecido a derrota, declarando que "é importante que o país tenha certezas e siga em frente", referindo-se ao encontro quadrilateral que decorre na terça-feira no Japão, onde a Austrália teria que enviar o primeiro-ministro.

Os trabalhistas prometeram aos eleitores aumento do salário mínimo e assistência financeira para os australianos, a braços com a inflação mais elevada desde 2001 e com grandes aumentos dos preços da habitação.

O partido vencedor das legislativas propõe-se ainda reduzir em 43 por cento as suas emissões de gases com efeitos de estufa até 2050.

Para já, ainda não é claro se os trabalhistas obterão uma maioria absoluta no parlamento australiano, o que lhes permitiria governar sem alianças.

De acordo com projeções da televisão ABC, com mais de metade dos votos contados, os trabalhistas tinham 72 dos 151 lugares e estavam a quatro da maioria absoluta.

Albanese, de 59 anos, chegou ao parlamento em 1996 depois de ingressar no Partido Trabalhista quando era estudante do secundário.

Em 2007, tornou-se ministro dos Transportes no governo de Kevin Rudd, um cargo que manteve no Governo seguinte, liderado por Julia Gillard. Após a derrota trabalhista em 2019, tornou-se líder da oposição.

Durante a campanha eleitoral, limitada pelas medidas restritivas adotadas por causa da covid-19, prometeu reduzir as emissões, mas ainda não se comprometeu com uma renúncia ao carvão ou a proibição de abertura de novas minas, uma decisão crucial para uma economia que depende em grande parte do setor.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+