Tempo
|
A+ / A-

Varíola dos macacos. ECDC recomenda vacinação para contactos de alto risco

19 mai, 2022 - 17:18 • Ricardo Vieira

Portugal tem 14 casos confirmados de pessoas infetadas com o vírus monkeypox.

A+ / A-

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) recomenda a vacinação para contactos de alto risco com pessoas com monkeypox, o vírus da varíola dos macacos.

“Se as vacinas contra a varíola estiverem disponíveis no país, a vacinação de contatos próximos de alto risco deve ser considerada após uma avaliação de risco-benefício”, refere o ECDC, num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Os peritos do Centro Europeu defendem que, para casos graves da varíola dos macacos, “o tratamento com um antiviral registado pode ser considerado, se disponível no país”.

Portugal tem 14 casos confirmados de pessoas infetadas com o vírus monkeypox.

O ECDC apela às autoridades de saúde que esclareçam a população sobre os riscos da doença e a sua potencial propagação entre as comunidades homossexuais masculinas ou em pessoas com vários parceiros sexuais.

“Os casos suspeitos devem ser isolados, testados e notificados rapidamente. A identificação dos contactos dos pacientes devem ser iniciada para os casos positivos”, refere o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), a doença por vírus Monkeypox é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados.

A doença é rara e, habitualmente, não se dissemina facilmente entre os seres humanos. Os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, devem procurar aconselhamento clínico.

Perante sintomas suspeitos, o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos.

"A abordagem clínica não requer tratamento específico, sendo a doença habitualmente autolimitada em semanas. A DGS e o INSA mantêm-se a acompanhar a situação a nível nacional e em articulação com as instituições europeias", escreve em comunicado a DGS.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+