Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juan Carlos regressa a Espanha após quase dois anos exilado

19 mai, 2022 - 06:30 • Lusa

Durante este tempo esteve em Abu Dhabi, onde fixou residência permanente. O Rei emérito espanhol tem 84 anos.

A+ / A-

Juan Carlos chega a Espanha esta quinta-feira, para uma estadia até segunda-feira, a primeira desde agosto de 2020, quando se exilou em Abu Dhabi após um escândalo financeiro.

Deve encontrar-se, em Madrid, com o filho Felipe VI e a rainha Sofia no início da próxima semana, de acordo com um comunicado da Casa Real espanhola.
“Tem previsto permanecer durante essas datas na localidade galega de Sanxenxo, e na segunda 23 viajar a Madrid”, refere a nota oficial, antes de indicar que o rei emérito, de 84 anos, irá “deslocar-se com frequência a Espanha para visitar a família e amigos e organizar a sua vida pessoal”.

Durante a estadia em Pontevedra, Juan Carlos vai assistir (ou até competir) ao campeonato de regatas de Espanha, onde participa o veleiro Bribón, com que ganhou o campeonato do mundo na Finlândia em 2019.

O governo espanhol tem colocado entraves a este regresso, em particular a pernoita de Juan Carlos no palácio real da Zarzuela, sede do Chefe de Estado, ainda que o monarca tenha sido ilibado de qualquer responsabilidade penal num caso de corrupção.

É a primeira visita ao país em quase dois anos de exílio em Abu Dhabi, onde reside de forma permanente e regressará no dia 23 de maio.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+