Tempo
|
A+ / A-

Mariupol

Retirada dos soldados de Azovstal representa "vitória da estratégia militar russa"

17 mai, 2022 - 09:58 • João Cunha , Olímpia Mairos

Foram retirados 264 militares da Azovstal, mas ainda há soldados dentro da siderurgia, embora não se saiba quantos. As forças armadas ucranianas garantem que estão a tentar retirá-los da siderurgia.

A+ / A-

O comentador de política internacional Germano Almeida considera que ainda há contornos por esclarecer na solução encontrada para resolver a questão em Azovstal. Ainda assim, diz que representa uma clara vitória da estratégia militar russa.

“Sem dúvida que significa uma vitória, porque era a bolsa de resistência que sobrava em Mariupol. Muitos dias de resistência numa situação quase inimaginável por parte do regimento Azov e de outros soldados ucranianos, e como sabemos também de muitos civis”, analisa.

O comentador destaca que “a resistência humana tem limites e o que aconteceu nas últimas horas foi encontrar uma solução ainda com contornos por esclarecer. Vamos ver como corre”.

“Foi quase a última alternativa antes de uma rendição incondicional que até à última os resistentes ucranianos se recusaram a fazer”, assinala.

Não é a primeira vez que há troca de prisioneiros entre as partes. Só que desta vez, não há totais garantias do que vai acontecer, já que o processo decorrerá à margem de instituições como as Nações Unidas ou a Cruz Vermelha Internacional. “Já houve desde o início da guerra troca de prisioneiros entre a Ucrânia e a Rússia. A questão é que esta é uma situação mais complicada, porque eles foram levados para zonas controladas por russos ou separatistas pró-russos, onde serão assistidos por médicos militares russos”, afirma Germano Almeida.

De acordo com o comentador político, não há garantia em que condições será feita essa troca de prisioneiros. “Aqui há um predomínio russo que tendo em conta o que já vimos nesta guerra, não nos dá garantias do que pode acontecer.”

Já foram retirados 264 militares da Azovstal, confirmou a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, mas ainda há soldados dentro da siderurgia.

Numa comunicação ao país, nesta segunda-feira, a governante referiu que esses combatentes, alguns deles feridos, vão ser alvo de um processo de troca de prisioneiros. “No dia 16 de maio, 53 pessoas gravemente feridas foram retiradas de Azovstal e foram transportadas até um hospital em Novoazovsk para receberem assistência médica. Outras 211 pessoas foram retiradas a partir de corredores humanitários e levadas até Olenivka. Para que possam regressar a casa vamos dar início a um processo de troca”, adiantou.

“A Ucrânia precisa dos seus heróis vivos, este é o nosso princípio. Acho que todas as pessoas entenderão estas palavras", comentou o Presidente ucraniano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • digo
    17 mai, 2022 eu 14:46
    A não ser os próprios, ninguém sabe a verdadeira situação no terreno. Mas acho, que se não houver contra-ataque que expulse os Russos, a Rússia acaba de conseguir a maior vitória desta guerra.

Destaques V+