Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento da Finlândia aprova candidatura à NATO

17 mai, 2022 - 14:19 • Diogo Camilo Ricardo Vieira e Diogo Camilo

Pedido recebeu luz verde de uma ampla maioria dos deputados finlandeses.

A+ / A-

O parlamento da Finlândia aprovou esta terça-feira, por larga maioria, a candidatura do país para aderir à NATO, com 188 votos a favor e apenas oito contra entre os membros do Eduskunta.

A votação foi apenas uma formalidade após o anúncio no domingo da intenção de se juntarem à aliança militar por parte do presidente finlandês, Sauli Niinisto, e da primeira-ministra Sanna Marin.

Embora apenas simbólica, a aprovação foi vista como importante pelo chefe de Estado e pela chefe de Governo, que descreveram a decisão como “histórica”. A Finlândia deverá agora assinar uma candidatura formal, que será enviada à sede da NATO, em Bruxelas, que deverá ser precedida pela candidatura da vizinha Suécia.

Se a Finlândia se juntar à aliança militar, esta será a maior mudança de políticas de segurança na história do país com 5,5 milhões de habitantes desde a Segunda Guerra Mundial, na qual os escandinaves adotaram uma política de neutralidade, que será agora abandonada devido à invasão da Ucrânia por forças russas, a 24 de fevereiro.

Nessa guerra, que terminou em 1945, a Finlândia perdeu cerca de 10% do seu território para a Rússia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+