Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OMS alerta o mundo para nova vaga de ​Covid-19

17 mai, 2022 - 19:51 • Pedro Mesquita, com redação

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, sublinha que é cada vez mais difícil saber onde está o vírus e como se está a transformar.

A+ / A-

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o crescente número de casos de Covid-19 e que o mundo tem que se preparar para uma nova vaga pandémica.

Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, sublinha que é cada vez mais difícil saber onde está o vírus e como se está a transformar.

“Devido à redução dos testes e das análises laboratoriais em muitos países, é cada vez mais difícil sabermos onde está o vírus, quais as alterações que sofreu e o mundo deve preparar de imediato uma resposta rápida e eficaz a uma nova vaga”, declarou o diretor-geral da OMS.

Portugal registou na segunda-feira 33.939 novos casos de Covid-19, um novo máximo em mais de três meses. Nas últimas 24 horas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) contabilizou 29 óbitos, subindo o total de mortes para 22.694.

Este número de casos diários é superior ao de qualquer dia de 2020 ou 2021 e é apenas ultrapassado pelo pico da quinta vaga, entre janeiro e fevereiro deste ano.

Para encontrar um maior número de casos é preciso recuar até 8 de fevereiro deste ano. Na última semana, o país confirmou mais de 157 mil novos casos de Covid-19, para uma incidência semanal de 1.529 casos por 100 mil habitantes em sete dias - a mais alta em todo o mundo.

Também esta terça-feira, os Estados Unidos atingiram a cifra negra de um milhão de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

Portugal iniciou, na segunda-feira, a administração da quarta dose da vacina para a Covid-19 em pessoas com mais de 80 anos e também nos residentes em lares.

Em declarações à Renascença, o presidente da Associação de Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, disse que “já são raros os lares” em que não há registo de novos casos de Covid-19 e que essa situação está a afetar a vacinação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+