Tempo
|
A+ / A-

Negociador russo defende pena de morte para soldados de Azovstal

17 mai, 2022 - 12:33 • Ricardo Vieira, com agências

Por seu lado, o porta-voz do Kremlin já disse que os militares ucranianos do Batalhão Azov que se renderam serão tratados “de acordo com as normas internacionais”.

A+ / A-

O negociador russo Leonid Slutsky defende que os soldados ucranianos do Batalhão Azov retirados do complexo industrial de Azovstal, em Mariupol, devem enfrentar a pena de morte.

"Eles não merecem viver depois dos monstruosos crimes contra a Humanidade que eles cometeram e que estão continuamente a ser cometidos contra os nossos prisioneiros", declarou o também deputado, num debate na câmara baixa do Parlamento russo.

Apesar de a Rússia ter uma moratória sobre a pena de morte, Leonid Slutsky defende que a questão deve ser repensada para os soldados ucranianos do Batalhão Azov, que foram retirados da siderurgia de Azovstal.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, já disse que os militares de Azovstal que se renderam serão tratados “de acordo com as normas internacionais”.

Dmitry Peskov sublinha que a garantia foi avançada pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

A vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Malyar, confirmou a retirada de 264 soldados ucranianos da siderúrgica de Azovstal, em Mariupol.

Numa comunicação ao país, nesta segunda-feira, a governante referiu que esses combatentes, alguns deles feridos, vão ser alvo de um processo de troca de prisioneiros.

“No dia 16 de maio, 53 pessoas gravemente feridas foram retiradas de Azovstal e foram transportadas até um hospital em Novoazovsk para receberem assistência médica. Outras 211 pessoas foram retiradas a partir de corredores humanitários e levadas até Olenivka. Para que possam regressar a casa vamos dar início a um processo de troca”, adiantou Hanna Malyar, numa mensagem em vídeo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Reciprocidade
    17 mai, 2022 Barbaridade à solta 14:18
    Por cada soldado Ucraniano assassinado pelos russos, morre também um soldado russo que esteja prisioneiro. Justiça rápida sem burocracias nem a inutilidade da ONU. Se a Rússia ´- país invasor - não respeita o Direito Internacional nem as Convenções de Guerra, porque há-de a Ucrânia - País invadido - fazê-lo?

Destaques V+