Tempo
|
A+ / A-

António Guterres condena ataque racista em Buffalo que causou dez mortos

16 mai, 2022 - 03:50 • Lusa

Líder das Nações Unidas refere-se a “desprezível ato de extremismo racista e violento”.

A+ / A-

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou veementemente o assassínio de dez pessoas num supermercado em Buffalo, no nordeste dos Estados Unidos, disse o seu porta-voz no domingo.

"O secretário-geral da ONU está chocado com o assassínio de dez pessoas após um desprezível ato de extremismo racista e violento em Buffalo", disse o porta-voz adjunto da ONU, Farhan Haq, num comunicado.

O secretário-geral "expressou também condolências às famílias e entes queridos das vítimas, e manifestou ao mesmo tempo esperança de que fosse feita justiça em breve", acrescentou.

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, visita na terça-feira a cidade de Buffalo.

De acordo com um manifesto divulgado na Internet, cuja autoria é atribuída ao suposto atirador, Payton Gendron escolheu conscientemente aquele bairro da cidade porque é habitado maioritariamente por população negra.

Os tiroteios e mortes em locais públicos são quase diários nos Estados Unidos e o crime com armas de fogo está a aumentar em grandes cidades como Nova Iorque, Chicago, Miami e São Francisco, especialmente desde o início da pandemia de Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+