Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

"A Ucrânia precisa dos seus heróis vivos". Zelenskiy confirma operação "complexa" para retirar soldados de Azovstal

16 mai, 2022 - 23:08 • Redação com Lusa

A retirada dos combatentes da fábrica de Mariupol resulta de uma operação conjunta das Forças Armadas ucranianas com a Cruz Vermelha, as Nações Unidas, os serviços secretos e uma equipa de negociação.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia confirma uma “operação complexa” para retirar soldados ucranianos do complexo Azovstal.

“Não é um dia fácil. Mas este dia, como todos os outros, é dedicado a manter o nosso país e o nosso povo seguros”, disse Volodymyr Zelenskiy numa mensagem de vídeo publicada na sua conta oficial no Facebook.

“A Ucrânia precisa dos seus heróis vivos, este é o nosso princípio. Acho que todas as pessoas entenderão estas palavras", acrescentou o Presidente ucraniano.

A retirada dos combatentes da fábrica de Mariupol resulta de uma operação conjunta das Forças Armadas ucranianas com a Cruz Vermelha, as Nações Unidas, os serviços secretos e uma equipa de negociação.

Mais de 260 combatentes retirados

Segundo o batlahão de Azov, mais de 260 combatentes ucranianos foram hoje retirados da siderúrgica Azovstal, após terem anunciado que "cumpriram a ordem" do Conselho Supremo da Ucrânia, "de salvar vidas".

"Para salvar vidas, toda a guarnição de Mariupol cumpriu a ordem aprovada pelo comando militar e aguarda o apoio do povo ucraniano", disse o batalhão Azov numa mensagem publicada nas redes sociais.

De acordo com o batalhão Azov, durante 82 dias, "os defensores de Mariupol cumpriram ordens, apesar das dificuldades, repeliram as forças avassaladoras do inimigo e permitiram que o Exército ucraniano se reagrupasse, treinasse mais pessoal e recebesse um grande número de armas dos países parceiros".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+