Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

“A Suécia acolhe terroristas”. Turquia confirma veto à Finlândia e à Suécia na NATO

16 mai, 2022 - 19:26 • Lusa

Presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, disse que as delegações sueca e finlandesa não deveriam incomodar-se em vir à Turquia para convencer Ancara.

A+ / A-

A Turquia vetará a entrada da Finlândia e da Suécia na NATO se estes países mantiverem a sua política de "acolhimento de guerrilheiros curdos", advertiu o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, nesta segunda-feira.

"A Suécia é um centro de incubação de organizações terroristas. Acolhe terroristas. No seu parlamento, há deputados que defendem os terroristas. A quem acolhe terroristas não diremos 'sim' quando quiserem juntar-se à NATO", declarou Erdogan.

Na sexta-feira passada, o chefe de Estado turco já tinha avisado que não via com bons olhos a intenção dos dois países nórdicos de ingressar na NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte), devido à sua atitude de abertura em relação a organizações militantes curdas que Ancara considera ramificações do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda da Turquia.

A primeira-ministra sueca anunciou, nesta segunda-feira, a adesão do país à NATO, uma decisão histórica, já que coloca um ponto final a dois séculos de uma política de não-alinhamento militar – que tem sido, de resto, uma marca da identidade nacional sueca.

A mesma decisão foi anunciada no domingo pela Finlândia, que faz fronteira com a Rússia.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    16 mai, 2022 Lisboa 19:46
    Julgava o Erdogan mais inteligente: assim, não só não vai receber "o cheque habitual", como parece que ainda não percebeu as consequências em termos de retirada de apoios à Turquia, se se armar em mete-nojo. E a Finlândia e a Suécia, via acordos bilaterais, se necessário serão membros da NATO em tudo, menos na forma. E a Turquia, essa a fica a chupar no dedo

Destaques V+