Tempo
|
A+ / A-

Chefe das secretas da Ucrânia diz que a guerra vai acabar até ao fim deste ano

13 mai, 2022 - 19:29 • João Carlos Malta

O major-general Kyrylo Budanov prevê que em meados de agosto os combates vão ter um ponto de viragem e acredita que os ucranianos vão recuperar os territórios perdidos. Diz ainda que está em marcha um golpe na Rússia para destituir Putin, e que o presidente russo está doente.

A+ / A-

O chefe das secretas ucranianas, o major-general Kyrylo Budanov, diz que a guerra com a Rússia está a correr tão bem que acredita que terá um ponto de inversão meados de agosto e terminará até o final do ano.

É a previsão mais precisa e otimista de um alto funcionário ucraniano até ao momento.

Em entrevista exclusiva à britânica Sky News, o major-general Budanov, de 36 anos, disse também que um golpe para remover Vladimir Putin já está em andamento na Rússia e que o líder russo está gravemente doente com cancro.

O major-general Budanov previu corretamente quando a invasão russa aconteceria, numa altura em que outros no governo ucraniano estavam publicamente céticos em que a mesma ocorresse. Agora diz estar confiante em prever sua conclusão.

"O ponto de rutura será na segunda parte de agosto e a maioria das ações de combate ativas terão terminado até o final deste ano”, resume.

Budanov acredita que os ucranianos vão recuperar o poder em todos os territórios que perderam, incluindo Donbas e a Crimeia.

As táticas da Rússia, segundo a mesma fonte, não mudaram, apesar de mudança da geografia dos combates para o leste.

Rússia é apenas uma 'horda de pessoas com armas'

O chefe das secretas da Ucrânia disse ainda que não ficou surpreso com os reveses da Rússia na guerra.

"Sabemos tudo sobre nosso inimigo. Sabemos os planos que têm quase no momento em que estão a ser feitos”, diz.

"A Europa vê a Rússia como uma grande ameaça. Estamos a lutar contra a Rússia há oito anos e podemos dizer que esse poder russo profusamente divulgado é um mito”, garante.

"Não é um país assim tão poderoso. É uma horda de pessoas com armas", acredita

'Impossível parar o golpe'

O general Budanov também disse à Sky News que a derrota na Ucrânia levaria à remoção do líder da Rússia e à desintegração do país.

"Isso acabará por levar à mudança de liderança da Federação Russa. Esse processo já foi lançado e eles estão a mover-se nesse sentido."

Isso significa que um golpe está em andamento? "Sim", respondeu o major-general.

Por fim, o líder dos serviços de informações ucraniano diz que Putin está em "condições psicológicas e físicas muito más e está muito doente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luís Miguel Sequeira
    16 mai, 2022 Odivelas 01:18
    «Diz ainda que está em marcha um golpe na Rússia para destituir Putin, e que o presidente russo está doente.» Há que ter em conta o seguinte factor: as secretas russas são especialistas em camuflar a verdade por baixo de camadas e camadas de desinformação, parte das quais meias-verdades. Neste caso concreto, é bem possível que se tenha «criado» esta doença tão conveniente para explicar porque é que Putin não está a conseguir conquistar a Ucrânia: é porque está a travar uma batalha interior contra a doença. Poderá então reaparecer em público, acabar com a guerra na Ucrânia, anunciar que estava «curado» ou pelo menos com a doença «controlada», despertando assim a compaixão dos seus compatriotas, que certamente irão compreender que a cambada de generais russos incompetentes só se mantinha na ordem com a mão de aço de um líder forte... Assim Putin não perde a face perante os seus eleitores e termina esta guerra que claramente não está a correr como ele queria. Aproveita para despedir uns generais pelo caminho e apertar a sua própria rede de informação — privada — para tentar compreender porque é que lhe andaram a ocultar durante tanto tempo as «verdades desagradáveis» do rumo que a guerra estava a tomar desde o início... Enfim, e pode ser que tenha mesmo estado doente. Nem que seja, doente por ter de enfrentar a situação desesperada para a Rússia com tendência a piorar...

Destaques V+