Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

​Soldados russos filmados a matar civis desarmados

12 mai, 2022 - 18:03 • Ricardo Vieira

As imagens, que foram obtidas pela BBC, estão a ser analisadas pelos procuradores ucranianos como um crime de guerra.

A+ / A-

Veja também:


Imagens de videovigilância mostram soldados russos a matar civis ucranianos, revelou esta quinta-feira a BBC.

As imagens, que foram obtidas pela estação britânica, estão a ser analisadas pelos procuradores ucranianos como um crime de guerra.

As vítimas dos militares russos são o segurança Leonid Pliats e o seu patrão, dono de uma loja de bicicletas.

As imagens mostram os dois civis ucranianos, desarmados, a serem abatidos por soldados russos que depois roubaram a loja, na região de Kiev.

O conselho dos direitos humanos da ONU aprovou, esta quinta-feira, a investigação de alegados abusos cometidos por militares russos durante a guerra na Ucrânia.

A moção foi aprovada com 33 votos a favor, 12 abstenções e os votos contra da China e da Eritreia.

Numa sessão de emergência realizada em Genebra, na Suíça, o conselho dos direitos humanos das Nações Unidas ouviu acusações de crimes de guerra, como execuções de civis, violações, tortura e desaparecimentos forçados.

Mais de seis milhões de pessoas deixaram a Ucrânia desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro, avança a agência das Nações Unidas para os refugiados.

Além dos refugiados que fugiram do país, há registo de oito milhões de deslocados internos, indica a Organização Internacional para as Migrações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hafsa
    12 mai, 2022 Setúbal 19:51
    Não muito tempo atrás foi colocado a luz para todo mundo ver soldados americanos num helicoptero a matar civis e reportes num país ocupado. Jogue a primeira pedra Os Santos livres de pecados...

Destaques V+