Tempo
|
A+ / A-

"Educação sob ataque" na Ucrânia. Cem crianças mortas no mês passado

12 mai, 2022 - 17:41 • Lusa

UNICEF denuncia que, desde o início da guerra, centenas de escolas foram atingidas por forte artilharia, ataques aéreos e outras armas explosivas em áreas povoadas.

A+ / A-

A UNICEF alertou hoje que a "educação está sob ataque" na Ucrânia e indicou que cerca de 100 crianças foram mortas no mês passado no conflito.

Numa reunião no Conselho de Segurança na ONU convocada pela França e pelo México para debater os desenvolvimentos da guerra, o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) alertou ainda que o número de crianças mortas deverá ser superior.

"A cada dia que passa, mais crianças ucranianas são expostas aos horrores desta guerra. (...) Encontramo-nos aqui novamente depois de outro terrível ataque, desta vez numa escola em Lugansk - mais um exemplo gritante de desrespeito pela vida de civis", disse o vice-diretor executivo da UNICEF, Omar Abdi.

"É também um forte lembrete de que na Ucrânia hoje, a educação também está sob ataque. Em fevereiro, o ano letivo parou quando a guerra eclodiu. Na semana passada, pelo menos 15 de 89 - uma em seis - escolas apoiadas pela UNICEF no leste da Ucrânia foram danificadas ou destruídas", relatou Abdi.

De acordo com o vice-diretor executivo da UNICEF, desde o início da guerra, centenas de escolas em todo o país foram atingidas por forte artilharia, ataques aéreos e outras armas explosivas em áreas povoadas, enquanto outras escolas estão a ser usadas para outros fins, como abrigos, centros de abastecimento ou para fins militares, o que causará impacto, a longo prazo, no regresso das crianças à educação.

"Esses ataques devem parar. Todas as partes devem honrar a sua obrigação legal e moral de proteger civis e infraestruturas civis, para respeitar o direito internacional humanitário e os direitos humanos, assim como garantir que os direitos das crianças são respeitados", apelou.

Perante o Conselho de Segurança da ONU, Omar Abdi lembrou ainda que a guerra na Ucrânia não atinge apenas crianças deste país, mas também nos países mais pobres do mundo, que pagam agora "um preço mortal" por esta guerra longe das suas portas.

"A guerra na Ucrânia também teve um impacto devastador nas crianças mais vulneráveis a nível global, à medida que os preços mundiais dos alimentos e dos combustíveis atingem máximos históricos. Crianças já afetadas por conflitos e crises climáticas em todo o mundo -- do Afeganistão ao Iémen e ao Corno de África -- estão agora a pagar um preço mortal por outra guerra longe das suas portas", sublinhou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+