Tempo
|
A+ / A-

Draghi apela a clarificação da UE sobre pagamento de gás russo

12 mai, 2022 - 06:30 • Lusa

Alerta que “a maioria dos importadores" europeus abriu contas em rublos” e defende a Europa deve manter-se unida nesta matéria.

A+ / A-
O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, afirmou nesta quarta-feira, que "a maioria dos importadores" europeus de gás russo já abriu contas em rublos para pagar a Moscovo.

Draghi sublinhou que a União Europeia ainda não se pronunciou oficialmente sobre se o pagamento na moeda russa infringe as sanções impostas à Federação russa pela sua invasão da Ucrânia.

O conglomerado de hidrocarbonetos italiano, ENI, controlado pelo Estado em 30%, deve fazer um primeiro pagamento das suas compras de gás russo em rublos em meados de maio.

Em abril tinha solicitado às autoridades europeias e italianas que se pronunciassem, de forma clara, sobre se o pagamento em rublos, como exige o presidente russo, Vladimir Putin, a alguns compradores, é ou não permitido.

Draghi, de viagem nos EUA, foi questionado sobre se a Itália vai assumir os seus compromissos com a Federação Russa sem infringir as sanções, a que respondeu: "Não há uma definição oficial do que significa não cumprir as sanções. Nunca ninguém disse o que quer que fosse sobre se o pagamento em rublos infringe as sanções ou não".

Na ocasião, não avançou se o pagamento da ENI vai ser feito em rublos ou euros.

Na sua opinião, "há uma grande zona cinzenta" sobre o pagamento em rublos e sustentou que numerosas empresas na Alemanha "já tinham pagado" nesta divisa.

"Com efeito, a maioria dos importadores de gás já abriram a sua conta em rublos com a Gazprom", acrescentou.

O primeiro-ministro italiano apelou, em 03 de maio, à Comissão Europeia que se pronunciasse de forma clara e quanto antes sobre este assunto.

"É muito importante que a Comissão expresse uma opinião jurídica clara sobre se o pagamento em rublos viola as sanções ou não. É a única maneira de nos mantermos unidos. Se não há uma linha, cada empresa ou país fará o que lhe for conveniente", sustentou Draghi.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+