Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Zelenskiy garante reconquista de terreno em Kharkiv

11 mai, 2022 - 03:42 • Redação

O presidente fala em “boas notícias” vindas da segunda maior cidade do país, com o retomar do controlo em algumas aldeias.

A+ / A-

Na sua mais recente mensagem em vídeo, o Presidente Volodymyr Zelenskiy exalta os esforços do exército ucraniano na defesa do território do país, sugerindo a entrada numa nova fase da guerra.

“As forças armadas da Ucrânia deram-nos boas notícias de Kharkiv. Os ocupantes estão gradualmente a ser expulsos. Estou grato a todos defensores que defendem as suas posições e revelam uma força sobre-humana para expulsar os invasores, em tempos, um dos exércitos mais poderosos do mundo”, refere.

Ao mesmo tempo, nessa mesma mensagem, Zelenskiy pede cautela ao povo ucraniano e àqueles que estão na retaguarda da defesa, ao apelar a que “não se crie uma atmosfera de pressão moral específica”, por forma a evitar a expetativa de “certas vitórias semanalmente e até diariamente”.

Diz que as Forças Armadas da Ucrânia estão a fazer todos os possíveis “para libertar a sua terra, nomeadamente as cidades de Kherson, Melitopol, Berdyansk, Mariupol e todas as outras”.

Nesta terça-feira, enquanto se dirigia aos deputados do Parlamento de Malta, o Presidente ucraniano disse que Kiev não recebeu a quantidade de armas que necessita para romper o cerco a Mariupol e retomar aquela cidade. Na ocasião, também garantiu que “os defensores vão prosseguir a resistência na fábrica de Azovstal”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,5 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+