Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Refugiados

Treze crianças entre os 254 migrantes resgatados do Mediterrâneo na última semana

09 mai, 2022 - 23:27 • Lusa

Organizações internacionais também denunciam a falta de segurança para os migrantes e refugiados na Líbia, país de trânsito para milhares de pessoas que fogem da guerra e da pobreza.

A+ / A-

Durante a primeira semana de maio, 254 migrantes, dos quais 13 crianças, foram resgatados do Mediterrâneo central e devolvidos à Líbia, informou esta segunda-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Desde o início do ano, um total de 4.715 pessoas que fugiam para a Europa através do Mediterrâneo regressaram à Líbia com vida, 114 morreram e outras 438 continuam desaparecidas, 50 das quais crianças.

Organizações internacionais também denunciam a falta de segurança para os migrantes e refugiados na Líbia, país de trânsito para milhares de pessoas que fogem da guerra e da pobreza.

Na semana passada, a Amnistia Internacional (AI) apontou a milícia Autoridade de Apoio à Estabilidade (SSA, na sigla original), criada pelo Governo em 2021, como estando envolvida em desaparecimentos forçados, homicídios e torturas.

No domingo, organizações humanitárias denunciaram que uma barcaça com 34 migrantes ficou à deriva por mais de 36 horas no Mediterrâneo central sem receber qualquer tipo de ajuda, apesar de a ter solicitado.

A organização Alarm Phone, que recebe pedidos de ajuda de barcos de migrantes no Mediterrâneo, assegurou que Malta rejeitou o resgate, considerando que a embarcação se encontrava em águas internacionais e na zona de resgate e busca da Líbia.

No ano passado, 32.425 migrantes foram devolvidos à Líbia após serem resgatados na rota do Mediterrâneo central, 662 perderam a vida e 891 estão desaparecidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+