Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Resgatados 34 migrantes que estavam no mar há quatro dias

09 mai, 2022 - 10:10 • Lusa

Segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM), até final de março já chegaram à Europa, através do mar, mais 19.700 pessoas, havendo 858 dadas como desaparecidas.

A+ / A-

A organização alemã ONG Sea Eye revela que foram resgatados domingo 34 migrantes, que estavam à deriva no Mediterrâneo central há quatro dias.

A Alarm Phone, uma organização que recebe chamadas de ajuda de barcos de migrantes, tinha alertado durante os últimos quatro dias para a situação deste barco com 34 migrantes.

A Sea Eye explicou em comunicado que o navio Berlin Express, um porta-contentores com sede em Hamburgo (Alemanha), foi o primeiro navio a chegar ao local, mas devido às condições climáticas e à sua altura “não pôde resgatar pessoas diretamente sem colocar em risco ainda mais as suas vidas”.

“A tripulação forneceu comida e água potável, lançou um barco salva-vidas e ficou com as 34 pessoas até serem resgatadas”, acrescentou a ONG em comunicado.

As autoridades alemãs contactaram o chefe da missão Sea Eye 4 na manhã de sábado para procurar soluções para a difícil situação e o navio da ONG partiu para a zona.

Vários navios de carga também chegaram ao local, incluindo o Bsg Bahamas, pertencente a uma empresa também sediada em Hamburgo, e no domingo conseguiram finalmente transferir para bordo os 34 migrantes que estavam no mar há quatro noites. Posteriormente, o Sea Eye 4, em acordo com o Bsg Bahamas, decidiu transferi-los para o navio humanitário.~

“O Sea Eye tem uma equipa médica treinada, um hospital a bordo, alimentos suficientes e lugares para dormir para os 34 sobreviventes que estavam completamente exaustos”, segundo a ONG.

“Sem as tripulações dos dois navios, essas pessoas não teriam hipótese de sobreviver. Eles teriam morrido de sede ou afogados”, disse Gorden Isler, presidente da Sea-Eye, na nota.

A ONG adiantou que “o resgate ocorreu na zona de busca e resgate da ilha de Malta”.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações ( OIM), até final de março já chegaram à Europa, através do mar, mais 19.700 pessoas, havendo 858 dadas como desaparecidas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+