Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reino Unido aplica sanções à Rússia que abrangem 22 mil milhões de euros

09 mai, 2022 - 03:41 • Lusa

O Governo britânico refere-se a um "importante pacote de sanções infligirá ainda mais reveses à máquina de guerra russa".

A+ / A-

O Governo britânico anunciou, este domingo um novo pacote de sanções comercias contra a Rússia e a Bielorrússia, com a proibição de exportações dirigidas à indústria russa e o aumento de taxas alfandegárias, em particular sobre o paládio.

"Este importante pacote de sanções infligirá ainda mais reveses à máquina de guerra russa", declarou em comunicado a ministra britânica do Comércio internacional, Anne-Marie Trevelyan.

As taxas alfandegárias vão aumentar em 35 pontos percentuais, em particular para a platina e o paládio - utilizado na indústria automóvel -, enquanto as interdições de exportação são dirigidas aos produtos dirigidos aos setores industrial e de maquinaria pesada da Rússia, como o plástico, a borracha ou máquinas.

"A Rússia é um dos principais países produtores de platina e de paládio e depende fortemente do Reino Unido para exportar" estes produtos, sublinhou a ministra.

Estas sanções abrangem 1,7 mil milhões de libras (cerca de dois mil milhões de euros) de bens em valor, elevando a mais de quatro mil milhões de libras o valor dos bens visados pelas sanções comerciais desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+