Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente da Comissão Europeia diz que a Europa está mais forte que nunca

09 mai, 2022 - 08:26 • João Cunha , Olímpia Mairos

Já o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, considera que UE deveria apreender as reservas russas em moeda estrangeira e usá-las para ajudar a pagar os custos da reconstrução da Ucrânia depois da guerra.

A+ / A-

A invasão russa da Ucrânia marca a celebração do Dia da Europa, que se assinala esta segunda-feira.

Numa mensagem divulgada no Twitter a propósito do Dia da Europa, Ursula Von der Leyen afirma que o que Rússia tem feito reafirma a importância de celebrar esta data.

“Hoje, o nosso continente encontra sombras do passado que achámos que há muito tínhamos deixado para trás. Uma guerra atroz, uma agressão sem sentido e cidades destruídas. Milhões de inocentes a fugir das suas casas, um povo a lutar desesperadamente para determinar o seu próprio futuro”, afirma Ursula Von der Leyen.

A presidente da Comissão Europeia considera que a Europa está mais forte que nunca e assegura apoio à Ucrânia.

“A Europa está ao lado da Ucrânia. Ao mesmo tempo, a invasão do Kremlin lembra-nos porque estamos a celebrar o Dia da Europa: é o dia em que a nossa Europa, pacifica, próspera e unida Europa nasceu. 72 anos depois, a Europa é forte e mais unida que nunca”, acrescenta.

Por seu lado, numa entrevista ao Finantial Times, o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, considerou que União Europeia deveria apreender as reservas russas em moeda estrangeira e usá-las para ajudar a pagar os custos da reconstrução da Ucrânia depois da guerra.

“Eu seria muito a favor, porque tem toda a lógica”, disse Borrell, em resposta à questão sobre se as reservas russas congeladas poderiam ajudar a financiar o esforço de reconstrução da Ucrânia quando a guerra terminar.

“Temos o dinheiro nos nossos bolsos e alguém tem de me explicar porque é uma boa solução para o dinheiro afegão e não é para o dinheiro russo”, disse.

Borrel segue assim o exemplo dos Estados Unidos com os ativos do banco central afegão, depois dos talibãs assumirem o controle do Afeganistão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    09 mai, 2022 Eu 16:48
    A união da Europa ... bem, até há união, o problema são Hungrias, Alemanhas, e Países que se deixaram arrastar para uma dependência quase total dos combustíveis Russos. No resto, mas alguém duvida que o dinheiro Russo congelado deva ser empregue na reconstrução da Ucrânia? De livre vontade, os Russos nunca indemnizarão a Ucrânia. Assim, restam as soluções de força...

Destaques V+