Tempo
|
A+ / A-

Mulheres no Afeganistão obrigadas a usar burca em público

07 mai, 2022 - 13:06 • Lusa

“É tradicional e respeitoso”, diz o decreto assinado pelo líder supremo afegão, que aconselha ainda as mulheres a ficarem em casa, se não tiverem nada a fazer na rua.

A+ / A-

O líder supremo do Afeganistão ordenou neste sábado que as mulheres afegãs usem burca em público, impondo aquela que é considerada a mais severa restrição à liberdade das mulheres desde o regresso dos talibãs ao poder.

"Devem usar o chadri [outro nome para a burca] porque é tradicional e respeitoso", refere um decreto assinado por Hibatullah Akhundzada tornado hoje público e citado pela agência France-Presse (AFP).

"As mulheres que não são nem demasiado jovens nem demasiado velhas devem velar o seu rosto quando encontram um homem que não é membro da sua família" de forma a evitar provocações, segundo o decreto.

O documento acrescenta ainda que, caso não tenham algo a fazer no exterior, é "melhor para elas ficarem em casa".

A imposição da burca tinha sido já praticada durante a primeira vez em que os talibãs estiveram no poder, entre 1996 e 2001, um período que ficou marcado pela forte repressão dos direitos das mulheres em conformidade com a sua interpretação da 'sharia'.

Após voltarem ao poder em agosto, depois de uma ocupação de 20 anos pelos Estados Unidos da América e seus aliados, os talibãs prometeram que iriam ser mais flexíveis.

No entanto, renegaram as suas promessas, revertendo gradualmente os direitos e afastando 20 anos de liberdades para as mulheres.

As mulheres estão agora, em grande parte, excluídas dos empregos governamentais e estão proibidas de viajar sozinhas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+