Tempo
|
A+ / A-

UE dá até 2024 para que Hungria e Eslováquia cumpram embargo ao petróleo russo

06 mai, 2022 - 10:12 • Diogo Camilo

União Europeia alterou a proposta no novo pacote de sanções à Rússia e von der Leyen diz-se "confiante" de que a proposta será aceite por todos os Estados-membros.

A+ / A-

A União Europeia alterou a proposta de embargo ao petróleo russo, estendendo o período em que a medida fica em vigor para três países: Hungria, Eslováquia e República Checa, que poderão continuar a fazê-lo até 2024.

A alteração foi indicada por duas fontes da UE à Reuters, que indicam que foram dados mais dois anos e meio a Hungria e Eslováquia para cortar com o petróleo russo, enquanto a República Checa terá de deixar Moscovo como fornecedor energético a junho de 2024, tendo de garantir que não recebem petróleo através de outra fonte no sul da Europa.

O embargo ao petróleo russo foi anunciado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que garantiu que o corte seria feito de “maneira ordenada”, por fases, propondo o fim do fornecimento de Moscovo de crude em seis meses e de produtos refinados até ao final de ano.

Na altura, a UE já tinha sinalizado que estas seriam medidas transitórias para alguns dos países mais dependentes do petróleo russo, tendo em conta a dificuldade em encontrar alternativas, autorizando Hungria e Eslováquia a cortar o petróleo russo até ao final de dezembro de 2023. O prazo aumenta agora um ano.

A Eslováquia pedia que o embargo só se concretizasse no final de 2025, enquanto o presidente húngaro, Viktor Orban, comparou a medida a “deixar cair a bomba atómica” sobre a economia da Hungria, em declarações à rádio estatal.

“Sabemos perfeitamente o que precisamos: cinco anos para que todo este processo seja completado. Um ano ou um ano e meio não é suficiente para nada”, disse.

Esta sexta-feira, em conferência organizada pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, a governante europeia diz-se confiante de que o bloco aprovará o pacote de sanções contra a Rússia, que precisa de receber votos a favor de todos os Estados-membros.

"Estou confiante de que conseguiremos pôr este pacote no bom caminho - se demorar mais um dia, demorará mais um dia - mas estamos a avançar na direção certa", disse, citada pela Reuters.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    06 mai, 2022 Lisboa 17:14
    Má decisão. Isso vai fazer com que a Diplomacia Russa explore a fenda na unidade e tente fazer com que outros Países continuem a comprar petróleo e gás e a tentar alargar a fenda na solidariedade. Era melhor uma solução tipo, os Países da própria UE cederem venderem algum do petróleo que conseguirem e entretanto apressar ao máximo fontes de energia alternativas e fornecedores alternativos. Com o fim do Inverno, têm 6 meses para se prepararem para o próximo Inverno. Não desperdicem tempo com questões e querelas estéreis.

Destaques V+