Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Moscovo insiste. Finlândia e Suécia podem tornar-se "espaço de confronto entre a NATO e a Rússia"

04 mai, 2022 - 21:54 • Redação

Porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia avisa que a adesão da Finlândia e da Suécia à Aliança Atlântica poderá "desequilibrar o sistema de segurança europeu", "com todas as consequências que isso possa implicar".

A+ / A-

A Rússia voltou a alertar a Finlândia e a Suécia para as consequências de uma adesão destes dois países à NATO.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, disse esta terça-feira que, "se a Finlândia e a Suécia aderirem à aliança, transformar-se-ão num espaço de confronto entre a NATO e a Rússia com todas as consequências que isso possa implicar”.

E questionou: “É mesmo isso que os povos da Suécia e da Finlândia querem?”, pondo em causa “as relações de boa vizinhança”.

Zakharova insiste que a adesão dos vizinhos nórdicos poderá "desequilibrar o sistema de segurança europeu".

Esta quarta-feira, as primeiras-ministras da Suécia e Finlândia defenderam que a melhor garantia de segurança caso os dois países solicitem a adesão à NATO seria um rápido processo de aprovação por parte do conjunto dos Estados-membros da Aliança.

A Finlândia aguarda uma ratificação "o mais rápido possível" pelos 30 membros da NATO em caso de candidatura única ou com a Suécia para a adesão à Aliança atlântica, indicou em conferência de imprensa a primeira-ministra Sanna Marin, no final da cimeira em Copenhaga entre a Índia e os países nórdicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Silva
    05 mai, 2022 GAIA 14:48
    Com a sistemática invasão do espaço aéreo desses países por parte da Rússia o que esperam os Russos?
  • Cidadao
    04 mai, 2022 Lisboa 21:41
    Em poucas palavras, sim é isso que os vizinhos Suécia e Finlândia querem, e sabes porquê, Russa? Porque deixaram de confiar no teu País que mostrou a todo o Mundo que tratados, palavras dadas, e promessas, são letra morta para vocês, e que se tiver de haver guerra, é melhor ter 30 Países aliados a ajudar, que enfrentar sozinhos o urso Russo

Destaques V+