Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Até Hitler tinha sangue judeu". Putin pede desculpa a Israel

05 mai, 2022 - 17:46 • Ricardo Vieira, com agências

A polémica frase foi proferida pelo ministro russo de Negócios Estrangeiros e mereceu agora um pedido de desculpas.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpa pelas declarações do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, segundo o qual o líder nazi Adolf Hitler tinha ascendência judaica.

O pedido de desculpas de Putin foi revelado esta quinta-feira pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, avança a AFP.

Vladimir Putin manteve uma conversa telefónica com Naftali Bennett. A polémica e o Holocausto nazi foram temas de conversa, bem como a guerra na Ucrânia.

O pedido de desculpas acontece depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, ter desvalorizado as origens judaicas do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Lavrov afirmou que estas não contradizem o objetivo de “desnazificar” a Ucrânia, insinuando que “até Hitler tinha sangue judeu”.

“O que interessa se Zelenskiy é judeu. Isso não nega que existem nazis na Ucrânia. Posso estar errado, mas até Hitler tinha sangue judeu. Isso não significa nada”, afirmou no domingo em entrevista ao canal italiano “TGcom24”, acrescentando que “normalmente os piores antisemitas são os próprios judeus”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+