Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia

Zelenskiy apela a nova ação de Guterres para "salvar" os feridos em Azovstal

04 mai, 2022 - 23:23 • Lusa

A Rússia, por sua vez, anunciou na madrugada de quarta-feira que as suas forças cessariam os ataques para a abertura de um corredor humanitário durante três dias a partir de quinta-feira, para a retirada de civis.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, apelou esta quarta-feira a uma nova intervenção do secretário-geral da ONU, António Guterres, para ajudar a "salvar" os feridos que se encontram na siderúrgica de Azovstal, na cidade ucraniana cercada de Mariupol.

"As vidas das pessoas que lá permanecem estão em perigo. Pedimos a sua ajuda para salvá-los", referiu Zelenskiy durante uma conversa telefónica com Guterres, segundo a assessoria de imprensa do chefe de Estado ucraniano.

Segundo Kiev, centenas de soldados e civis, incluindo dezenas de crianças, estão nas galerias subterrâneas deste complexo industrial.

A ONU já participou no domingo na organização da evacuação de uma centena de civis presos em Azovstal, que é também o último reduto dos combatentes armados no sul da Ucrânia naquela cidade portuária estratégica que está quase totalmente controlada pelas forças russas.

A Rússia, por sua vez, anunciou na madrugada de quarta-feira que as suas forças cessariam os ataques para a abertura de um corredor humanitário durante três dias a partir de quinta-feira, para a retirada de civis.

O Ministério da Defesa russo não fez menção aos militares, enquanto as forças ucranianas apontam para várias centenas de soldados feridos naquela fábrica.

Segundo o deputado e negociador ucraniano com a Rússia David Arahamiya, em declarações ao portal Ukrinform, as tropas russas entraram esta quarta-feira no recinto do complexo industrial siderúrgico de Azovstal.

O Estado-Maior ucraniano, por seu lado, tinha anunciado que o exército russo iniciara uma nova ofensiva, com apoio aéreo, para tentar tomar o controlo das instalações da siderurgia.

"Prosseguem o cerco e as tentativas para derrotar as nossas unidades do complexo de Azovstal. Em alguns pontos, os ataques contam com o apoio aéreo, com o objetivo de tomar o controlo da siderurgia. Sem êxito", declarou o Estado-Maior num comunicado.

Segundo Kiev, entre as ruínas da cercada cidade portuária do sudeste da Ucrânia, há mais de 10.000 habitantes sem água, comida, medicamentos e eletricidade.

A Rússia iniciou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar o país vizinho para segurança da Rússia -, condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

Cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia, e a guerra, que entrou no 70.º dia, causou até agora a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, mais de 5,5 milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+