Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Putin pede ao Ocidente para deixar de dar armas a Kiev

03 mai, 2022 - 18:54 • Diogo Camilo e Lusa

Presidente russo falou por telefone com o Presidente francês, Emmanuel Macron, numa conversa em que terá dito que Moscovo continua disponível para dialogar com Kiev.

A+ / A-

O presidente russo, Vladimir Putin, avisou o homólogo francês, Emmanuel Macron, de que o Ocidente tem de deixar de dar armas à Ucrânia, numa conversa telefónica em que terá dito que Moscovo continua disponível para dialogar com Kiev.

"O Ocidente poderia ajudar a pôr fim a estas atrocidades exercendo uma influência adequada sobre as autoridades de Kiev, bem como pondo termo ao fornecimento de armas à Ucrânia", disse Putin a Macron, segundo o Kremlin, referindo que os países ocidentais podem ajudar a pôr fim ao conflito, ao acabar com o fornecimento de armas à Ucrânia. Sublinhou, ainda, que o lado russo está pronto para o diálogo.

O presidente russo também acusou os países da União Europeia (UE) de ignorarem os "crimes de guerra cometidos pelos militares ucranianos, o bombardeamento maciço de cidades e aldeias no Donbass, em que são mortos civis".

Na conversa telefónica, Putin informou Macron sobre o curso da "operação militar especial da Rússia" para "proteger as repúblicas do Donbass", no leste da Ucrânia.

Putin deu conta da "libertação de Mariupol" e da retirada de "civis detidos por nacionalistas na fábrica de Azovstal, em conformidade com o acordo alcançado" na reunião que manteve com o secretário-geral da ONU, António Guterres, em 26 de abril, disse o Kremlin, citado pela agência oficial TASS.
Segundo o Kremlin, Putin respondeu às preocupações francesas sobre a segurança alimentar mundial dizendo que a "situação nesta área é complicada principalmente devido às sanções ocidentais" contra a Rússia.
Já Macron pediu novamente a Putin o fim da ofensiva russa, sublinhando a "extrema gravidade das consequências" da agressão russa e pedindo a Moscovo que permita a retirada de civis no complexo de Azovstal, segundo comunicado da presidência francesa.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    03 mai, 2022 Lisboa 18:23
    Primeiro, a Rússia de Putin perdeu toda e qualquer credibilidade e acreditar no que quer que seja que venha de Moscovo, neste momento, só de quem tenha nascido ontem. Segundo, deve tentar aumentar-se ao máximo o envio de armamento pesado para o exército Ucraniano, assim como treinar os militares ucranianos em armamento de qualidade Ocidental e fornecer-lhes informações sobre as tropas Ivans, vindas dos satélites. Terceiro, avançar sem rodeios para a integração da Suécia e Finlândia na NATO e nesta última, começar exercícios militares conjuntos de grande envergadura, isto para o Putin não ter ideias - case passe das palavras aos atos e instale armas nucleares como ameaçou é fazer o mesmo do lado Ocidental. No resto, a conversa Russa é de ignorar - eles "apenas" querem que o Ocidente "convença" os Ucranianos a serem "fofinhos" e fazerem o que o Putin quer.

Destaques V+