Tempo
|
A+ / A-

UE poderá oferecer isenções à Hungria e Eslováquia do embargo ao petróleo russo

02 mai, 2022 - 11:49 • Olímpia Mairos , com Reuters

O embargo provavelmente será implementado por fases, devendo entrar apenas em vigor totalmente no início do próximo ano. O novo pacote de sanções da UE à Rússia deverá ser apresentado na quarta-feira.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão Europeia pode poupar a Hungria e a Eslováquia de um embargo à compra de petróleo russo.

A Comissão deve finalizar na terça-feira os trabalhos sobre o sexto pacote de sanções da UE contra a Rússia que deverá incluir a proibição da compra de petróleo russo, uma das principais fontes de receita de Moscovo.

Segundo duas autoridades de Bruxelas, citadas pela agência Reuters, tendo em conta a forte dependência quer da Hungria quer da Eslováquia do petróleo russo, ambos os países poderão beneficiar de um período de transição mais longo.

A Hungria, fortemente dependente do petróleo russo, já disse por várias vezes que não assinaria sanções que envolvessem a energia. A Eslováquia também é um dos países da UE mais dependentes dos combustíveis fósseis russos.

Para manter o bloco dos 27 unido, a Comissão pode oferecer à Eslováquia e à Hungria “uma isenção ou um longo período de transição”, adianta a Reuters.

É provável que o embargo petrolífero seja gradual e por fases, prevendo-se que o efeito total só se faça sentir a partir do início do próximo ano.

A Europa é o destino de quase metade das exportações de produtos brutos e petrolíferos da Rússia – proporcionando a Moscovo uma enorme fonte de receita que países, como a Letónia e a Polónia, defendem que devem ser cortados, para parar o financiamento da ação militar na Ucrânia.

O novo pacote de sanções deverá ser apresentado na quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+