Tempo
|
A+ / A-

Ministros da Energia voltam a reunir em Bruxelas

02 mai, 2022 - 05:15 • Lusa

A sessão extraordinária vai ser presidida por Barbara Pompili, ministra da Transição Ecológica de França, país que detém a presidência da União Europeia.

A+ / A-

Os ministros da Energia da União Europeia reúnem-se, nesta segunda-feira, num conselho extraordinário em Bruxelas.

Na agenda de trabalhos dos ministros está a situação energética no contexto da guerra na Ucrânia, na sequência das decisões recentemente tomadas pela empresa russa Gazprom de suspender o fornecimento de gás a alguns países europeus.

A sessão extraordinária foi convocada na quarta-feira e será presidida por Barbara Pompili, ministra da Transição Ecológica de França, país que detém a presidência da União Europeia (UE).

A decisão surgiu depois de a Rússia ter anunciado a suspensão das entregas de gás natural à Polónia e Bulgária.

"Após a cessação das entregas de gás russo à Polónia e à Bulgária, os europeus continuam unidos e solidários", disse no Twitter Barbara Pompili.

Os dois Estados-membros da UE não fizeram pagamentos em rublos, apesar de o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, ter declarado que o país só aceitaria ser remunerado pelas entregas de gás na sua moeda nacional.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, denunciou a decisão como "uma nova tentativa da Rússia" de "chantagear" os europeus com o gás e garantiu que a UE está "preparada para esse cenário".

No encontro desta segunda-feira, Portugal estará representado pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+