Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ucrânia. Aeroporto de Odessa bombardeado com mísseis

30 abr, 2022 - 18:15 • João Carlos Malta

Rússia reforça ataques na zona leste da Ucrânia. Ucranianos dizem ainda que os russos estão a levar reféns para a Rússia.

A+ / A-

Três grandes explosões foram ouvidas em Odesa no final da tarde, vindas do sudoeste da cidade. Há imagens nas redes sociais que mostram fumo no horizonte.

Pouco depois, o chefe do centro de imprensa das forças de defesa ucranianas, citado pela BBC, colocou uma mensagem nas redes sociais afirmando que a pista do aeroporto de Odesa foi danificada como resultado do ataque com mísseis.

A pista ficou inutilizável. O espaço aéreo ucraniano está fechado para voos comerciais desde 24 de fevereiro

Entretanto, as tropas russas estão a aumentar gradualmente a intensidade da ofensiva no leste da Ucrânia, disse um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano.

Oleksandr Motuzyanyk disse num briefing aos jornalistas que havia "sinais de que o agressor está a preparar-se para uma mobilização ainda maior de ações militares".

Motuzyanyk disse que a Rússia continua os ataques aéreos na cidade portuária de Mariupol, no sul.

"Os principais esforços dos ocupantes estão concentrados em bloquear as nossas unidades perto da fábrica de Azovstal, disse ele, embora algumas tropas estejam a ser redistribuídas mais para o leste”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano.

Motuzyanyk acusou as tropas russas de levar à força moradores da região de Kharkiv para a Federação Russa.

Mais cedo, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, disse que mais de um milhão de pessoas foram "evacuadas" da Ucrânia para a Rússia desde o início da invasão.

A Ucrânia acusou repetidamente a Rússia de deportar pessoas contra sua vontade – e usá-las como reféns.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+