Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Renascença na Ucrânia. Persiste incerteza sobre corredor humanitário em Azovstal

30 abr, 2022 - 15:05 • José Pedro Frazão enviado especial à Ucrânia

Russos continuam a bombardear um local cuja destruição consideram simbólica.

A+ / A-

O principal conselheiro presidencial, encarregue das negociações políticas com a Rússia, diz que Moscovo está a recusar todas as propostas apresentadas para por em prática um corredor humanitário para a metalúrgica Azofstal que está cercada em Mariupol. Mikhailo Podoliak diz que os russos continuam a bombardear um local cuja destruição consideram simbólica.

Kiev diz que vários líderes mundiais tentam sensibilizar Putin por diferentes canais para que isso aconteça, mas lamenta que o líder russo não seja sensível a esses apelos, acusando o lado russo de bombardeamentos diários sobre a estrutura.

Há várias operações de retirada de civis promovidas por ucranianos em territórios de combate no leste da Ucrânia. Os números de pessoas retiradas situam-se entre os 30 e os 40, vêm em autocarros conduzidos até a província de Donetsk por voluntários. A Ucrânia diz que não obriga ninguém a sair. Os números reduzidos indiciam que poucos são os que estão a sair da zona. Os ucranianos reconhecem que muitos habitantes não querem sair dessas cidades apesar de todo o perigo e de se manterem com crianças nas suas casas. Dois autocarros que faziam evacuações foram alvejados nesta região.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+