Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelenskiy não abre mão de território e diz que Donbas pode mudar curso da guerra

17 abr, 2022 - 18:54 • Marta Grosso

O Presidente ucraniano diz não ter dúvidas de que esta guerra é um genocídio e convida o Presidente francês a ir constatar isso mesmo com os seus próprios olhos. Avisa ainda que a Rússia pode usar uma arma nuclear.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, recusa-se a abrir mão de território na parte Leste do país para acabar com a guerra com a Rússia e diz que os militares ucranianos estão preparados para lutar na região de Donbas.

Numa entrevista à CNN realizada na sexta-feira e divulgada neste domingo, o chefe de Estado ucraniano diz não ter garantia de que a Rússia não tentará novamente tomar Kiev se for capaz de capturar Donbas.

"É por isso que é muito importante para nós não permitir que eles se mantenham firmes, porque esta batalha... pode influenciar o curso de toda a guerra", considera, acrescentando: "Porque não confio nos militares russos e na liderança russa".

A entrevista decorre depois de sete semanas sob ataque russo e quando os militares da Ucrânia têm conseguido bons resultados na resistência à ofensiva da Rússia – uma surpresa para os serviços secretos norte-americanos e para o próprio Kremlin, que antecipava uma vitória rápida e decisiva.

Questionado se a Ucrânia será vitoriosa no conflito, Zelenskiy responde: "Sim, claro". Mas avisa: o mundo deve estar preparado para a possibilidade de Putin usar uma arma nuclear tática, uma vez que não valoriza as vidas ucranianas.

“Está claro que é um genocídio”

Durante a entrevista, Volodomyr Zelenskiy falou em ucraniano e em inglês sobre os horrores que o país tem testemunhado e da ajuda urgente que o seu exército ainda precisa para se defender da próxima ofensiva russa, no Leste e Sul da Ucrânia.

Na semana passada, o Presidente dos EUA, Joe Biden, disse que os assassinatos de civis cometidos pelas forças russas pareciam ser genocídio. "Tenho a mesma opinião do Presidente Biden", afirmou o líder ucraniano. "Veja o que aconteceu em Bucha. Está claro que não é uma guerra, é um genocídio. Eles apenas mataram pessoas. Não soldados, pessoas. Eles apenas atiraram nas pessoas nas ruas. As pessoas estavam a andar de bicicleta, à espera do autocarro ou só a andar na rua. Havia cadáveres nas ruas”, descreve.


O Presidente francês, Emmanuel Macron, que se envolveu diplomaticamente com Putin, disse em resposta aos comentários de Biden que não achava construtivo levantar a retórica. Zelensky diz que conversou com Macron na semana passada e gostaria que visitasse a Ucrânia para ver as atrocidades em primeira mão.

"Acho que ele quer tomar algumas medidas para garantir que a Rússia se comprometa no diálogo. Acabei por lhe dizer que quero que entenda que isto não é guerra, mas nada mais do que um genocídio", avança o Presidente ucraniano.

"Convidei-o para vir quando tiver oportunidade. Ele virá e verá, e tenho certeza de que entenderá”, acrescenta na entrevista.

Zelensky deseja que também Biden visite a Ucrânia. O Presidente dos EUA sugeriu na semana passada que queria ir, mas acrescentou que a hipótese ainda está a ser estudada.

O Presidente ucraniano acredita que a visita se irá concretizar. "Acho que sim. Quero dizer, a decisão dele, é claro. E depende das condições de segurança, mas ele é o líder dos Estados Unidos, e é por isso que ele deveria vir aqui para ver", considera.


Questionado sobre um vídeo divulgado na semana passada mostrando uma mulher ucraniana encontrando o corpo de seu filho num poço, Zelenskiy disse: "Esta é a coisa mais horrível que já vi na minha vida".

"Não acredito no mundo"

O Presidente da Ucrânia fica emocionado ao falar sobre a morte que a guerra causou no país, dizendo que é "uma grande dor para mim" ver as vidas perdidas.

Zelenskiy, que perdeu a família no Holocausto, foi questionado sobre o que pensa sobre os políticos de todo o mundo dizerem "nunca mais" no Dia Internacional em Memória do Holocausto, quando agora é confrontado com o que está a acontecer no seu país.

"Eu não acredito no mundo", disse em inglês. "Não acreditamos nas palavras. Após a escalada da Rússia, não acreditamos nos nossos vizinhos. Não acreditamos em tudo isso”, afirmou.

"A única crença que existe é em nós mesmos, no nosso povo; acreditar nas nossas Forças Armadas e acreditar que os países nos vão apoiar, não apenas com palavras, mas com ações", continuou, agora em ucraniano. "E é isso. ‘Nunca mais’. Realmente, o mundo inteiro fala sobre isso, no entanto, como pode ver, nem todo o mundo tem coragem."

Admitindo que ainda tem um alvo desenhado nas costas, foi questionado sobre como gostaria de ser recordado. "Um ser humano que amava a vida ao máximo", respondeu. "E amava a sua família e a sua pátria. Definitivamente, não era um herói. Quero que as pessoas me aceitem como sou. Um humano normal."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+