Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelenskiy acusa Alemanha e Hungria de bloquearem embargo à energia russa

14 abr, 2022 - 21:01 • Lusa

Presidente da Ucrânia critica os que favorecem as suas economias "graças ao sangue dos outros", numa alusão aos países que continuam a comprar petróleo à Rússia.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, acusou esta quinta-feira a Alemanha e a Hungria de bloquearem os esforços para embargar as importações de energia provenientes da Rússia, durante uma entrevista à BBC.

O líder ucraniano afirmou que os países europeus que continuam a comprar petróleo russo estão a favorecer as respetivas economias "graças ao sangue dos outros".

"Alguns dos nossos amigos e parceiros, pelo contrário, compreenderam que os tempos mudaram, que já não estamos perante um problema de negócios ou dinheiro. Estamos perante uma questão de sobrevivência", disse o líder ucraniano.

"Os Estados Unidos, o Reino Unido e alguns países europeus estão a tentar ajudar, e de facto estão a ajudar, mas necessitámos que o façam mais rapidamente", acrescentou o Presidente ucraniano.

Numa referência à situação na cidade portuária de Mariupol (leste ucraniano), há várias semanas sob intensos bombardeamentos russos, o governante indicou que "para além das dezenas de milhares de pessoas que morreram, muitas mais estão desaparecidas".

"Sabemos que os seus documentos foram substituídos. Deram-lhes passaportes russos e enviaram-nos para a Rússia profunda. Alguns para o campo, outros para cidades. Ninguém sabe o que está a acontecer a essa gente. Ninguém sabe quantos foram assassinados", afirmou.

Zelenskiy sublinhou que as alegadas atrocidades cometidas pelas tropas russas em Mariupol, Bucha e outros locais na Ucrânia reduziram a possibilidade de garantir o êxito das negociações de paz.

"Bucha está a provocar que se fechem" as possibilidades de um acordo, disse na mesma entrevista à televisão pública britânica.

Bucha é uma localidade a noroeste de Kiev onde foram descobertos dezenas de corpos após a retirada das forças russas e onde estão a ser investigados crimes de guerra.

O líder ucraniano também defendeu a sua gestão política nas semanas prévias à invasão russa, quando o seu Governo exortou os ucranianos a manterem a calma e refreou as perspetivas de um ataque.

Assim, explicou que durante esses dias o seu executivo esteve envolvido na conclusão de acordos que permitissem a compra de armamento e outros fornecimentos, e evitar que o pânico alastrasse entre a população.

"Isso era o que pretendia a Rússia, e não apenas a Rússia, mas não deixámos que ocorresse", indicou.

"Podem destruir-nos, mas responderemos. Podem matar-nos, mas eles também morrerão. Não consigo compreender porque vieram", acrescentou Zelenskiy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+