Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Von der Leyen promete a Zelenskiy acelerar exame sobre candidatura à UE

08 abr, 2022 - 22:35 • Lusa

“Aqui começa o caminho em direção à UE”, prometeu a chefe do executivo comunitário, ao garantir ao chefe de Estado ucraniano que a análise da candidatura por parte da Comissão “não vai ser, como sempre, uma questão de anos, mas antes de semanas”.

A+ / A-

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu esta sexta-feira ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, a concretização de um relatório "em semanas" sobre a candidatura do país de adesão a União Europeia (UE).

“Este é um passo importante para chegar à UE”, disse Von der Leyen a Zelenskiy quando lhe entregava o documento com as perguntas que terão de ser respondidas por Kiev, necessárias para o início do processo, no decurso de uma conferência de imprensa no palácio presidencial de Kiev.

“Aqui começa o caminho em direção à UE”, prometeu a chefe do executivo comunitário, ao garantir ao chefe de Estado ucraniano que a análise da candidatura por parte da Comissão “não vai ser, como sempre, uma questão de anos, mas antes de semanas”.

O Presidente ucraniano, por seu turno, assegurou que o Governo de Kiev responderá às perguntas colocadas por Bruxelas “o mais depressa possível”.

No decurso da cimeira dos líderes europeus que decorreu no Palácio de Versalhes, arredores de Paris, em 10 e 11 de março, a Comissão recebeu o mandato do Conselho para elaborar um relatório sobre o cumprimento dos critérios de adesão pela Ucrânia, e ainda pela Geórgia e pela Moldávia.

Nesse encontro, os chefes de Estado e de governo da UE não conseguiram chegar a acordo para conceder à Ucrânia o estatuto de país candidato quando Bruxelas concluir o seu relatório, uma decisão que requer a unanimidade entre os Vinte e Sete.

Aqueles critérios são essenciais para validar o relatório prévio à concessão do estatuto de país candidato e que incluem o respeito pelos valores fundamentais da UE, a existência de instituições que garantam a democracia e uma economia de mercado.

Em 28 de fevereiro, Zelenskiy assinou o documento que solicita a Bruxelas a adesão da Ucrânia à União com o processo a ser completado em apenas sete dias.

Iniciativas semelhantes de países dos Balcãs ocidentais tiveram de esperar, no mínimo, meses para o início do mecanismo após o seu pedido de adesão.

“Apoiaremos sempre a Ucrânia”, assegurou Von der Leyen, que nesta visita de um dia a Kiev foi acompanhada pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

A ex-ministra da Defesa alemã também manifestou a convicção de que a Ucrânia “ganhará esta guerra, ganhará a democracia e a liberdade” e prometeu uma colaboração conjunta com Kiev “para reconstruir o país depois da guerra”.

A presidente da Comissão europeia considerou ainda que a Rússia está ameaçada de “decomposição” devido a sanções cada vez mais severas, enquanto a Ucrânia tem um “futuro europeu”.

“A Rússia vai cair na decomposição económica, financeira e tecnológica, enquanto a Ucrânia caminha para um futuro europeu”, disse no decurso da conferência de imprensa conjunta com Zelenskiy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+