Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Zelenskiy diz que a Rússia já perdeu mais de 16 mil tropas russos

25 mar, 2022 - 23:56 • Redação

Presidente ucraniano quer que as conversações com Moscovo regressem.

A+ / A-

Veja também:


O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy disse que a Rússia perdeu, até ao momento, mais de 16 mil soldados.

“O número de perdas russas ultrapassou 16.000 vítimas”, disse Zelenskiy numa mensagem de vídeo publicado nas redes sociais na sexta-feira.

Não é possível verificar de forma independente os números de Zelenskiy. O presidente ucraniano disse que a Ucrânia está a desferir rudes golpes no adversário e pede à Rússia que se volte a sentar na mesa de conversações.

O Ministério da Defesa russo disse em um briefing na sexta-feira que 1.351 militares foram mortos na Ucrânia e 3.825 ficaram feridos, durante a primeira grande atualização de baixas desde 2 de março.

A NATO estima que o número de soldados russos mortos em ação na Ucrânia está entre 7.000 e 15.000.

Outras autoridades dos EUA colocaram as perdas russas em valores semelhantes – entre 7.000 e 14.000 soldados russos mortos – mas expressaram “baixa confiança” nessas estimativas.

O presidente ucraniano também disse na sexta-feira que as autoridades conseguiram garantir 18 corredores humanitários na semana passada e conseguiram resgatar 37.606 pessoas, incluindo 26.477 da cidade sitiada de Mariupol, que foram levadas para Zaporizhzhia.

“Todos esses crimes de guerra contra civis em Mariupol e outras cidades da Ucrânia continuarão informando as nações do mundo”, disse Zelenskiy.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+