Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia: Kiev diz ter identificado “mais de 8.000” alegados crimes de guerra

28 abr, 2022 - 18:22 • Lusa

Investigadores ucranianos identificaram "mais de 8.000 casos" de alegados crimes de guerra desde o início da invasão russa, revelou hoje a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova.

A+ / A-

"Trata-se, na verdade, de 8.600 casos envolvendo apenas crimes de guerra e mais de 4.000 relacionados” com este tipo de crimes, disse Venediktova em entrevista à emissora de rádio e televisão alemã Deutsche Welle.

Estes alegados crimes incluem “a morte de civis, o bombardeamento de infraestruturas civis, tortura” e “crimes sexuais” relatados no “território ocupado da Ucrânia”, segundo a magistrada.

Também em investigação está “o uso de armas proibidas”, acrescentou a procuradora-geral, detalhando que as investigações estão a ser levadas a cabo por “mais de 8.000” pessoas no terreno.

“Criámos uma equipa de investigação conjunta na plataforma da Eurojust (agência europeia de cooperação judiciária). Outros 14 Estados abriram os seus próprios processos criminais relacionados com a agressão da Federação Russa”, sublinhou.

Os investigadores não podem viajar ainda para várias áreas do leste da Ucrânia, como Mariupol, Donetsk e Luhansk, mas para fazerem o trabalho podem “entrevistar pessoas que foram retiradas destes territórios”, explicou.

Os investigadores usam ainda “as ligações de rádio e áudio dos ocupantes” para identificar possíveis casos, concluiu Venediktova.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+