Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Polónia. “Armazéns de gás estão cheios” e “ninguém tem medo” da Rússia

28 abr, 2022 - 13:27 • João Cunha , Marta Grosso

Armand Banaskevich é polaco e vive em Varsóvia. À Renascença, diz que a independência e a liberdade valem uma energia mais cara. Quanto a uma eventual invasão russa, não tem dúvidas: “será uma derrota final para ela”.

A+ / A-

Os polacos não estão a sentir quaisquer efeitos da suspensão de gás pela Rússia. A garantia é dada à Renascença por Armand Banaskevich, um polaco que vive e trabalha na capital do país.

“Não temos nenhum tipo de dificuldades. Os armazéns de gás na Polónia estão cheios, não existe qualquer perigo para os cidadãos, os preços não aumentaram e parece que não vão aumentar”, conta.

Segundo este polaco, “há anos que a Polónia está a diversificar as fontes de abastecimento e já não está muito dependente do gás e petróleo russo”.

De resto, tendo em conta que a época de frio terminou, “tudo funciona perfeitamente normal” e “agora, não corremos nenhum risco”.

Sempre que pode, Armand Banaskevich presta voluntariado em organizações de apoio aos refugiados ucranianos, considerados um povo irmão. Na sua opinião, o aumento do preço dos combustíveis “não é muito a pagar pela independência e a liberdade”.

O corte do gás russo foi anunciado e concretizado na quarta-feira.

E se a Rússia quiser invadir a Polónia? Será a derrota final dos russos, garante.

“Sabemos que é possível, obviamente, mas não estamos com medo. Não conheço ninguém que esteja com medo”, garante, considerando que tal decisão “seria um disparate”.

“Nós temos coragem e estamos com a certeza de que, se a Rússia tentar invadir a Polónia, vai ser uma derrota final para ela, porque nunca vamos permitir isso. Aqui não temos medo. Absolutamente”, reforça Armand Banaskevich nesta entrevista à Renascença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    28 abr, 2022 Eu 13:19
    Se a Hungria, a Alemanha e aquelas tais 4 companhias que cederam à chantagem dos rublos - e espero que venham a ser severamente sancionadas por isso - pensassem assim ... O Putin joga na divisão da UE e alguns como Alemanha e Hungria vacilam.

Destaques V+