Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

ONU apela a uma trégua imediata em Mariupol para retirar civis

24 abr, 2022 - 13:02 • Lusa

Kiev indicou que as forças russas continuam a bombardear esta cidade no Mar de Azov e, em particular, a siderúrgica Azovstal.

A+ / A-

A ONU apelou a uma trégua imediata em Mariupol, para permitir a retirada dos cerca de 100 mil civis ainda encurralados nesta cidade portuária ucraniana, quase totalmente controlada pelo exército russo.

"É preciso fazer uma pausa imediata nos combates para salvar vidas. Quanto mais esperarmos, mais vidas estarão em risco. Eles devem ser autorizados a sair agora, hoje. Amanhã será tarde demais", afirmou o coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) na Ucrânia, Amin Awad, num comunicado.

Kiev indicou que as forças russas continuam a bombardear esta cidade no Mar de Azov e, em particular, a siderúrgica Azovstal, a última bolsa de resistência dos combatentes ucranianos naquela zona.

Zelensky fala em esperança

O Presidente da Ucrânia falou hoje de esperança e vitória para sua nação, durante um discurso no domingo de Páscoa da Igreja Ortodoxa. "O grande feriado de hoje dá-nos grande esperança e fé inabalável de que a luz vencerá as trevas, o bem vencerá o mal, a vida vencerá a morte e, portanto, a Ucrânia certamente vencerá", apontou numa intervenção a partir da Catedral de Santa Sofia, em Kiev.

Segundo a avança a Associated Press (AP), Volodymyr Zelensky salientou que “o Senhor e a santa luz celestial” estão do lado dos ucranianos.

"Estamos a passar por provações muito difíceis. Vamos chegar a um fim justo neste caminho - o início de uma vida feliz e prosperidade da Ucrânia", acrescentou.

Zelensky disse ainda que, na Páscoa, os ucranianos pedem a Deus a “grande graça" de tornar o sonho realidade e que esse será outro grande dia, o dia em que a paz chegará à Ucrânia.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, das quais mais de 5,16 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+