Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Primeiro-ministro espanhol “comovido” com “atrocidades da guerra de Putin”

21 abr, 2022 - 11:47 • Marta Grosso

Pedro Sanchez está na Ucrânia, onde tem marcado um encontro com o Presidente Volodomyr Zelensky. Primeira-ministra dinamarquesa acompanha a visita. Isto, no dia em que foram encontrados corpos de ucranianos com sinais de tortura.

A+ / A-

O primeiro-ministro espanhol diz-se “comovido a confirmar o horror e as atrocidades da guerra de Putin”. São estas as palavras de Pedro Sanchez no Twitter, numa publicação com um vídeo sobre a sua visita a Borodyanka.


O chefe do executivo chegou nesta quinta-feira a Kiev, juntamente com a sua homóloga dinamarquesa, Mette Frederiksen, numa deslocação rodeada de segurança e cheia de secretismo, que começou com uma viagem de avião até à Polónia e continuou com uma outra, de comboio, durante várias horas, até à capital ucraniana.

Pedro Sanchez e Mette Frederiksen já foram recebidos pela vice-primeira-ministra ucraniana, Olga Stefanishina, e têm encontro marcado com o Presidente, Volodomyr Zelensky.


Mas, antes, os dois líderes europeus andaram pelas ruas de Borodyanka, nos arredores de Kiev e severamente atingida pela Rússia. Chegou mesmo a ser descrita como “outra Bucha”, face à destruição e ao massacre infligido pelas tropas russas.

Nesta quinta-feira, foram encontrados os corpos de nove ucranianos com evidentes sinais de tortura, segundo as autoridades locais.

“Não deixaremos o povo ucraniano sozinho”, expressou Sanchez nas redes sociais.

A deslocação a Kiev e o encontro com o Presidente ucraniano são também um sinal do apoio de Espanha à Ucrânia e o repúdio à guerra promovida por Moscovo. Nesse sentido, o primeiro-ministro espanhol irá dizer a Zelensky que poderá continuar a contar com a ajuda humanitária e militar de Madrid.

A Ucrânia diz-se pronta para uma ronda especial de negociações com a Rússia sobre a situação em Mariupol – cidade donde começaram a sair, nesta quinta-feira de manhã, autocarros com civis devido à invasão russa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+